Quem criou a escola?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
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O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema de ensino focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.

Roberto Nevilis

O dever de casa existe há séculos, mas apenas no final do século XIX que começou a ser amplamente utilizado nas escolas. Seu inventor chamava-se Roberto Nevilis, um professor de Veneza, na Itália, que teve a ideia de passar tarefas para casa em 1905.

A primeira Escola Normal brasileira foi criada em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1835.

De 1890 a 1931 – São implantados os chamados grupos escolares, ou seja, criação de escolas primárias nos Estados, podendo ser considerados como o marco inicial da educação pública, muito embora alguns dos tais grupos funcionassem nas residências dos professores, hábito que foi comum até o início do século XX.

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.

Vestígios de fundações de grandes cabanas ovais foram encontrados na França datados de 400 mil anos a.C. Uma delas tem vestígios do que pode ser uma lareira.

Há relatos de que a exigência da realização de tarefas fora da escola surgiu na Itália, em 1905, quando o educador Roberto Nevilis começou a usar o dever de casa como forma punição aos alunos indisciplinados ou que apresentavam desempenho insatisfatório.

1ª.
Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C..

Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.

Havia uma clara divisão na educação: os índios eram ensinados em escolas improvisadas construídas pelos próprios índios, conhecidas como missões. Os filhos dos colonos, por outro lado, recebiam sua educação em faculdades (normalmente em outros países), que eram mais estruturadas devido ao maior investimento.

padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.

O texto constitucional de 1988 estabelece o ensino fundamental como etapa obrigatória da educação básica.

A palavra escola vem do grego “scholé” e significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas com maiores condições socioeconômicas e que dispunham de tempo livre, se reuniam nesses lugares para pensar, refletir.

Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la. Assim, a escola precisa ensinar ao aluno a importância das regras e leis para a convivência em sociedade, e qual a importância de respeitar os direitos do outro.