Quem construiu o castelo de Brennand?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ricardo Brennand

Depois de amealhar uma das mais importantes coleções de armaria (armaduras, espadas, punhais, facas) do mundo, Ricardo Brennand construiu um castelo medieval europeu — em pleno trópico — para expor seu tesouro.

2002

Inaugurado em setembro de 2002, o instituto ocupa uma área de cerca de 80 mil m² e é composto por várias edificações, como o Museu Castelo São João, a Pinacoteca e uma capela gótica, além do Parque das Esculturas.

Ricardo Brennand, empresário, colecionador de arte e de armas, dono de um castelo-museu no Recife, era tio-avô de Thiago. O herdeiro fez uma postagem em homenagem a Ricardo quando este morreu em 2020, em decorrência da covid-19.

A fortuna de Brennand vem de berço: sua família criou uma série de negócios em Pernambuco, dentre eles uma bem-sucedida rede de atendimento hospitalar que mais tarde teve unidades vendidas à Rede D'Or São Luiz.

Formou-se em engenharia civil e mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1949). Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios da sua família — fabricação de vidro, aço, cerâmica, cimento, porcelana e açúcar.

Embora muita gente associe seu sobrenome a uma descendência francesa, seu tetra avô, Edward Brennand, primeiro a chegar ao Brasil, era mesmo inglês - de Manchester. Nascido Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, é pai de quatro filhos, tendo o mais novo 21 anos.

Ricardo Brennand

Ricardo Brennand, tradicional empresário e colecionador que fundou o museu, foi observado com curiosidade pelos excursionistas.

De acordo com familiares e advogados, a fortuna de Brennand, é estimada em mais que R$ 200 milhões.

Thiago nasceu e cresceu em Recife, Pernambuco, e tem 42 anos. Empresário, viva na capital paulista antes da viagem para os Emirados Árabes. A família de Thiago tem negócios no ramo hospitalar em Recife. Nas redes sociais, ele diz ter feito pós-doutorado na universidade de Oxford, na Inglaterra.

Além dos episódios de crimes sexuais, Brennand acumulava também brigas familiares —ele é membro de uma família tradicional do Recife e tem uma fortuna pessoal estimada em mais de R$ 200 milhões.

Em 2020, Andressa Marques disse à Justiça de Pernambuco que o filho deles a procurou por meio das redes sociais para pedir socorro. O jovem relatou a ela que Brennand batia nele constantemente desde os quatro anos.

Talvez não coubesse dizer aqui, mas acho que não há problema em falar. Thiago, na verdade, foi registrado como Thiago Fernandes Vieira. Fernandes Vieira é o pai dele e ele é filho de uma Brennand, a mãe dele.