Que significa ser iluministas?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os pensadores iluministas defendiam as liberdades individuais e o uso da razão para validar o conhecimento. Também chamado de “Século das Luzes”, o movimento iluminista representa a ruptura do saber eclesiástico, isto é, do domínio que a Igreja Católica exercia sobre o conhecimento.

Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.

O iluminismo foi um movimento intelectual que defendeu a valorização da razão em detrimento da fé como forma de entender o mundo e os fenômenos da natureza. Defendeu o desenvolvimento científico e acreditava que este levaria ao progresso da humanidade e à formação de uma sociedade sem injustiças e sem tirania.

Iluminismo

  • Consciência individual autônoma. Não pare agora... ...
  • Noção de progresso. ...
  • Caráter pedagógico. ...
  • Pensamento laico. ...
  • Autoridade.

Conheça, a seguir, os cinco principais filósofos iluministas.

  • Thomas Hobbes (1588-1679) (Fonte: Shutterstock/German Vizulis/Reprodução) ...
  • John Locke (1632-1704) (Fonte: Shutterstock/iku4/Reprodução) ...
  • Montesquieu (1689-1755) ...
  • Voltaire (1694-1778) ...
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.

As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

Essa concepção iluminista de educação influencia até hoje muitas escolas no Ocidente. No Brasil, por exemplo, é muito frequente a ideia de que a educação é o principal meio para se alcançar o “progresso” de uma nação e desenvolvimento pleno do indivíduo, que se tornaria uma pessoa apta a viver em sociedade.

O movimento iluminista surgiu na França do século XVIII e defendia o predomínio da razão. Segundo os filósofos iluministas, o predomínio da razão tinha o propósito de iluminar as “trevas” em que se encontrava a sociedade.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

Vale ressaltar que os iluministas não eram ateus, porém, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão. Grandes pensadores, de diversas áreas, fizeram parte dessa corrente com o intuito de acelerar o progresso da humanidade.

Outra característica forte do período é a crítica aos valores da Igreja Católica e o anticlericalismo, que condenava a influência dos órgãos religiosos e suas crenças às esferas públicas e políticas. Assim, os filósofos iluministas combatiam a imposição da verdade pela Igreja.

Resposta. O Grande Relojoeiro", termo difundido por Voltaire para definir Deus como expressão máxima da razão, o construtor da "engrenagem universal".

Os filósofos iluministas também costumavam defender a tolerância religiosa, pela qual as pessoas teriam liberdade para escolher e seguir a religião que quisessem, sem a imposição do Estado.