Que pergunta fazer para saber se a pessoa é narcisista?

Perguntado por: imendes6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 20 votos

Como identificar um narcisista: sintomas do transtorno de personalidade narcisista

  1. Sensação de grandiosidade. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

5 sinais de narcisismo

  1. Necessidade de ser o centro das atenções. Ser sempre o centro das atenções é a marca registrada de uma pessoa narcisista. ...
  2. Falta de empatia. A pessoa narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. ...
  3. Grandiosidade. ...
  4. Acredita ser especial. ...
  5. Inveja dos demais.

O narcisista tem dificuldade em perceber ou reluta em admitir que tem algum problema. Eles se dão um elevado valor e comumente se enxergam como melhores do que os outros, quando na realidade têm uma auto-estima frágil, lidam mal com críticas.

Qual é o perfil da vítima de um perverso narcisista? A vítima costuma ser uma pessoa dinâmica, forte e que gosta de aproveitar a vida.

Todo narcisista manipulador acha que é único, especial e que o outro existe para satisfazer as suas necessidades. A relação com uma pessoa assim costuma ser muito desigual. Uma das partes dá demais sem receber nada em troca. Se você deseja acabar com essa dinâmica, dizer esta frase pode ser um bom começo.

O tratamento para o transtorno da personalidade narcisista é feito com acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Isso acontece porque o narcisismo pode ser confundido com outros transtornos, como bipolar, antissocial e borderline.

Pontos fracos de um narcisista: o medo de ficar sozinho. Essa não seria apenas uma das maiores fraquezas de um narcisista, mas também seu medo capital: a solidão. Um narcisista precisa das vítimas. É como o predador que se move em busca de uma presa para se alimentar.

Assim, ele irá julgar e considerar falho o modo de lidar com as situações e pouco a pouco perceber que faz o mesmo, o que compromete sua imagem junto aos outros. E esse é o maior medo do narcisista, que suas máscaras caiam ou ele seja desvendado.

Use uma linguagem impessoal. É importante não demonstrar emoções, mas dizer coisas gerais e factuais. Quando você estiver confrontando o narcisista sobre o comportamento dele, evite falar de sentimentos ou experiências pessoais do passado.

Por acreditar ser superior aos outros, o narcisista sempre se coloca como prioridade em um relacionamento e precisa de atenção e admiração em tempo integral. Esse comportamento pode fazer com que o parceiro seja isolado socialmente e tenha sensação de solidão, pois o narcisista sempre exigirá total atenção.

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

Alguns narcisistas respondem ao choro simplesmente dizendo para você parar de chorar. Isso é um reflexo de seu próprio desconforto. Ele pode, por exemplo, sentir-se temporariamente culpado ou ansioso, e deseja reprimir esses sentimentos.