Como se enfraquece um narcisista?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 2 votos

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos . Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

Assim, ele irá julgar e considerar falho o modo de lidar com as situações e pouco a pouco perceber que faz o mesmo, o que compromete sua imagem junto aos outros. E esse é o maior medo do narcisista, que suas máscaras caiam ou ele seja desvendado.

narcisistas não suportam a ideia também de serem desmascarados não é de serem. vistos como eles são então a exposição para um narcisista ela é inaceitável ele vai fazer de tudo para.

O segredo para neutralizar um narcisista é analisar a validade do que diz ou faz, sem se deixar levar pelo encanto que costuma ter. O mais importante é não ter medo, já que usualmente buscam intimidar quem os confronta.

A vulnerabilidade na autoestima torna os indivíduos com transtorno da personalidade narcisista muito sensíveis a “feridas” resultantes de crítica ou derrota. Embora possam não evidenciar isso de forma direta, a crítica pode assustá-los, deixando neles sentimentos de humilhação, degradação, vácuo e vazio.

Ansiedade generalizada, síndrome do pânico, depressão e transtorno do estresse pós-traumático também são algumas das patologias emocionais causadas por tudo que você vem passando.

Quando ela se arrepende de ter tomado uma decisão, a pessoa narcisista também joga a responsabilidade da sua infelicidade no outro.

Não levar essas ameaças a sério é uma boa maneira de mostrar a ele que não está intimidada. Assim que notar que o narcisista está tentando deixar você acuada, seja clara e, de uma forma tranquila, diga “não tenho medo de você e das suas ameaças. Pode fazer o que achar que deve. Não me afetará.”

Sentir grande necessidade de ser admirada, receber atenção e validação constantes. Esta necessidade geralmente vem da fragilidade da própria autoestima do narcisista. Ele se envergonha com fracassos e se sente humilhado, portanto, sente uma grande necessidade de ser elogiado e valorizado quando faz algo certo.

Um narcisista circula em um loop que vai da vergonha à raiva. Ele se sente mal consigo mesmo porque se sente em desvantagem na maioria das vezes, porque não tem o que os outros têm, porque sempre quer ser a pessoa mais admirada, amada e bem-sucedida. Caso contrário, ele se sente com raiva.

Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo. Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procura associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a sua.

O maior prazer de um narcisista é ver a dor do outro.

Quando um narcisista fica quieto, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro.

Como o narcisista não lida bem com a rejeição e precisam ser elogiados, amados e desejados pelos outros, quando são abandonados ou terminam o relacionamento antes deles, eles não lidam bem com essas rupturas, já que isso faria com que eles não se sintam bom o suficiente.

Sentimento de superioridade
Paradoxalmente, o narcisista se vê como sendo um ser superior aos outros. Mesmo inseguro, o indivíduo se vê como portador quase de uma divindade.