Que matérias tem mais peso para Psicologia?

Perguntado por: rpires7 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Para o curso de Psicologia, as que mais pesam são as relacionadas à área da saúde, como é o caso de Biologia, e as ligadas às Ciências Humanas, como História e Sociologia.

Uma dica: a Psicologia é da área de Humanas! Sendo assim, em alguns vestibulares, é preciso acertar mais questões de disciplinas como História, Filosofia e Sociologia para garantir sua vaga na universidade.

Um outro exemplo é o curso de Psicologia, no qual se exige nota mínima de 300 pontos em todas as provas do Enem. Já em relação ao peso, Redação e Ciências Humanas valem 2,50; Ciências da Natureza e Ciências Humanas 2 e Matemática, 1.

Pelo ENEM, comumente as disciplinas que têm maior peso são:

  • Redação;
  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • Matemática.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

A nota média para conseguir uma vaga no curso de Psicologia é 726,68 pontos. No entanto, essa pontuação pode variar conforme a faculdade escolhida. A maior nota de corte para o curso de Psicologia é 773,84 pontos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .

R$ 2.736,39

O salário médio de um Psicólogo no Brasil é de R$ 2.736,39. Os estados onde a profissão de Psicólogo têm os melhores salários são Roraima, Rio de Janeiro e Sergipe. As especialidades com os melhores salários são Psicologo do Esporte, Psicologo Juridico e Psicologo do Trabalho.

Quem for concorrer a uma bolsa de estudos para graduação em Psicologia precisa escolher por qual meio deseja obter sua bolsa. Ou seja, pelo Prouni, usando a nota do Enem, por plataformas de bolsa (como o Amigo Edu) ou então participando de vestibulares que também oferecem descontos por desempenho.

O curso de Psicologia costuma aparecer entre os mais concorridos. Quanto à nota mínima, ela pode variar de acordo com o ano e o nível dos demais candidatos. Em edições recentes, a média ficou entre 650 e 800 pontos.

Depois da Redação, as matérias que mais têm peso no Enem são aquelas que possuem relação com o curso escolhido pelo candidato. Por exemplo, se um estudante almeja cursar Direito e faz o Enem, os maiores pesos serão as matérias de Ciências Humanas e Linguagens.

Conclusão. Portanto, para tirar 900 pontos no Enem, é necessário acertar em média 45 questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de fazer uma excelente redação.

Em geral, os cursos de Exatas dão peso maior para Matemática e Ciências da Natureza e cursos de Humanas dão peso maior para Português, Ciências Humanas e Redação.

No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar. A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

Psicologia. Apesar de não ser focado na matemática, o curso possui uma disciplina voltada a estatística. No entanto, a graduação em Psicologia é uma alternativa para quem sonha com uma profissão que não envolva matemática.

Psicologia. O curso de Psicologia é um dos mais procurados nos vestibulares de todo o País. O aluno não terá aulas de matemática durante o curso, mas precisará se dedicar bastante à leitura e estudar diversas teorias sobre o comportamento, emoções e mente humana.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.