Qual o curso de Engenharia mais difícil?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os alunos consideram a engenharia elétrica o curso mais difícil, principalmente por causa do pensamento abstrato envolvido.

Caso ainda não tenha pensado na possibilidade, conheça quais são os cursos mais difíceis do Brasil!

  • Medicina;
  • Ciências da Computação;
  • Psicologia;
  • Engenharia no geral;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Arquitetura e Urbanismo.

Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Mecânica e de Produção, Engenharia Elétrica e de Computação. Em número de inscritos totais para as carreiras, Medicina em São Paulo lidera o ranking com 14.401 candidatos.

Curso mais rápido na área de Engenharia de Produção
também conhecido como curso superior de tecnologia. O curso em questão chama-se Produção Industrial e pode ser encontrado com relativa facilidade por todo o Brasil. A carga horária é de 2.400 horas, o que dá três anos de estudos.

No entanto, na média histórica, a menor concorrência é por uma vaga na Engenharia de Alimentos. Quando você pergunta qual a profissão de uma pessoa e ela diz que fez engenharia, você pode até se satisfazer com a resposta, no entanto há muito mais variações envolvidas nessa afirmação do que pode parecer.

Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica é considerado uma das melhores faculdades de Engenharia. Isso porque ela ajuda no desenvolvimento do país, já que atua em diversos campos dentro da indústria.

Os cursos de Exatas que mais reprovaram foram Física Noturno, Física Matutino e Matemática Noturno.

Medicina é a graduação mais longa entre todos os cursos superiores aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. São necessários pelos menos seis anos de estudos para se tornar um médico.

De forma geral, engenheiros ganham salários acima da média, especialmente aqueles com formação em áreas de alta demanda, como engenharia de software, engenharia civil, engenharia elétrica e engenharia mecânica.

Ranking das engenharias mais promissoras. Em 2023, é provável que o foco seja em tecnologia e logística, seguido pelos setores de finanças e comunicação.

A carga horária com conteúdos aprofundados das Ciências Exatas, estudos introdutórios à programação, além das disciplinas de Ciências Humanas e a necessidade de cumprir as horas extracurriculares tornam a faculdade de Engenharia Civil difícil.

Existe curso superior com apenas 1 ano de estudo? Não! Infelizmente nenhum curso superior tem o prazo tão curto para o aluno concluir, pois o estudante precisa cumprir uma carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Neste caso, como os alunos possuem dois períodos de aulas por dia, o ensino superior em Engenharia Civil poderá ser concluído em 4 anos. Já nos casos onde este curso é oferecido em apenas um período, sejam eles matutino ou noturno, a conclusão poderá ser feita em até 5 anos.

engenheiro civil

Entre as profissões mais bem pagas do país, o engenheiro civil recebe em média salários de mercado acima dos R$ 4.000, variando de acordo com a experiência do profissional.

Engenharia Civil

Engenharia Civil
A Engenharia Civil é um dos tipos de Engenharia mais tradicionais e, também, um dos mais disputados no mercado de trabalho.