Quantas habilidades colocar no currículo?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 8 de julho de 2023
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No seu currículo, você deve colocar uma lista com as suas 5 ou 6 habilidades profissionais mais relevantes. Liste as suas habilidades profissionais e as características pessoais também. Mencione 1 ou 2 habilidades também no seu resumo para currículo.

Conheça quais são as sete habilidades profissionais exigidas

  • 1) Autoconhecimento. Como mencionamos acima, escolher uma profissão é um grande desafio, acompanhado por diversas pressões individuais e sociais. ...
  • 2) Inteligência emocional. ...
  • 3) Flexibilidade. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Versatilidade. ...
  • 6) Comunicação. ...
  • 7) Pensamento crítico.

Como colocar qualidades no currículo
O local ideal para colocar qualidades pessoais no currículo é na seção de habilidades. Faça uma lista não muito longa — tente colocar no máximo 7 competências, incluindo as hard skills — e liste apenas características relevantes à vaga.

As habilidades profissionais são aquelas que são necessárias exclusivamente dentro do ambiente de trabalho e são requisito para um desenvolvimento profissional adequado e construção de uma carreira bem sucedida. As habilidades técnicas também são divididas em soft skills e habilidades técnicas, assim como as sociais.

Como descobrir suas habilidades?

  1. Descubra o que gosta de fazer. Já trabalha? ...
  2. Pergunte-se quais são os seus pontos fortes. Você já parou para refletir sobre as suas qualidades? ...
  3. Pense no que faz para se divertir. ...
  4. Faça coisas diferentes. ...
  5. Preste atenção em pequenos sucessos. ...
  6. Não se preocupe com a opinião alheia.

São consideradas habilidades pessoais, qualidades como: facilidade para trabalhar em equipe, liderança, motivação, vontade de aprender, criatividade,etc. As habilidades pessoais não tem pré-requisitos. São inerentes à pessoa e não simplesmente às atividades que desempenha.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

Olha só!

  1. Inteligência emocional. A primeira grande habilidade comportamental a desenvolver é a inteligência emocional, ou seja, a capacidade de lidar bem com a variação das suas emoções. ...
  2. Agilidade para aprender. ...
  3. Liderança. ...
  4. Negociação. ...
  5. Pensamento crítico. ...
  6. Comunicação. ...
  7. Criatividade. ...
  8. Produtividade.

Por que devo te contratar, veja o exemplo:
“Minha contratação trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além de possuir amplo conhecimento em gestão de projetos, acumulei X anos de experiência na função e também tenho vivência de X anos no segmento de mercado em que a empresa atua.

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade.

7 tipos de habilidades essenciais em qualquer área

  • 1 Liderança.
  • 2 Capacidade de negociação.
  • 3 Flexibilidade.
  • 4 Comunicação.
  • 5 Autoconfiança.
  • 6 Resiliência.
  • 7 Autoconhecimento.

Os talentos naturais são habilidades e aptidões que uma pessoa possui de forma inata, ou seja, desde o nascimento, sem terem sido aprendidos ou adquiridos através da experiência ou da educação.

Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade. Ou seja, sua predisposição para realizar bem alguma coisa. Por exemplo: talento para aprender música ou idiomas, praticar esportes, aptidão para artes, raciocínio lógico, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal, etc.

Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa.

Como foi dito acima, as habilidades podem ser definidas a partir do “saber fazer”. Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.

Quais são os tipos de habilidades sociais?

  • Habilidades comunicativas. Aqui entra a capacidade de iniciar diálogos, responder ou fazer perguntas e comentários, como elogios, por exemplo.
  • Habilidades empáticas. ...
  • Habilidades civis. ...
  • Habilidades assertivas. ...
  • Habilidades de sentimento positivo. ...
  • Habilidades de trabalho.