Que dia o asteroide vai passar perto da Terra 2023?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 19 votos

13 de julho

O asteroide 2023 NT1, com cerca de 60 m de diâmetro, se aproximou da Terra no dia 13 de julho. Entretanto, foi somente no dia 15 que foi identificado. O asteroide 2023 NT1 se aproximou da Terra na última semana, mas foi descoberto somente depois, quando se distanciava do nosso planeta.

24 de maio

Espera-se que o 2023 CL3 passe pelo planeta em 24 de maio deste ano, a uma distância de pouco menos de 6 milhões de km. A previsão é que será possível ver o asteroide apenas com telescópios, mas a distância é considerada relativamente pequena em termos espaciais.

Objeto brilhante que riscou os céus do Brasil em 19 de junho de 2023 não era um meteoro. Um brilho intenso que pôde ser visto nos céus de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás (incluindo Brasília) chamou a atenção nessa segunda-feira 19 de junho de 2023.

2023 NTI

Denominado 2023 NTI, o objeto tem cerca de 60 metros de diâmetro, um dos maiores que passaram próximos à Terra nos últimos tempos. O asteroide voou a cerca de um quarto de distância entre a Terra e a Lua – a mais de 96.500 km.

asteroide 2022 AE1

O asteroide mais perigoso da última década
Segundo a ESA, o asteroide 2022 AE1 é um corpo celeste com aproximadamente 70 metros de diâmetro, um tamanho próximo do que causou o evento Tunguska, que foi o maior impacto já registrado de um asteroide na Terra.

Em 6 de abril, ocorrerá a Lua Cheia Rosa. Além do nome intrigante, é apenas um dos eventos celestes mais belos e fáceis de observar.

Calendário de chuvas de meteoros de 2023
Entre as seis que vêm por aí, a mais espetacular prevista é a Geminídeas, que ocorre em dezembro. “Este ano, apenas para essa chuva de meteoros é que vale a pena ficar acordado de madrugada para assistir”, disse Zurita. “As demais têm um número de meteoros por hora muito baixo”.

O Dia de Sobrecarga da Terra de 2023 foi oficializado nesta quarta-feira, 2 de agosto, indicando que nesta data a humanidade exauriu os recursos renováveis que o planeta é capaz de oferecer no curso de um ano e que, a partir de agora, estamos "no vermelho".

Asteroide 2023 BU se aproxima da Terra e fica mais perto que alguns satélites.

A Idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do Urânio. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Devido ao seu pequeno tamanho, o asteróide 2023 BU é bastante escuro com magnitude 19,15, mas pode ser visível através de um poderoso telescópio operado por um observador do céu experiente. Felizmente para aqueles de nós que não são caçadores de asteróides veteranos, o Virtual Telescope Project transmitirá tudo.

As cinzas e a poeira levantadas pelo impacto se espalhariam pela atmosfera, a ponto de bloquear a luz do sol. Entraríamos assim, em um longo e escuro inverno. Ainda, todos esses fragmentos caindo no oceano aumentariam a acidez das águas.

A Nasa também estima que a cada "várias centenas de milhares de anos", um asteroide com mais de um quilômetro pode atingir a Terra. Se isso acontecer, os detritos se espalharão pela atmosfera.

Com uma passagem tão próxima da Terra, o asteroide pode ser visível através de binóculos e pequenos telescópios em todo o mundo. Uma transmissão ao vivo pela internet será fornecida pelo The Virtual Telescope Project.

A cratera Chicxulub
Com base nas dimensões da cratera, os cientistas estimam que ela foi criada pelo impacto de um asteroide com cerca de 12 km de diâmetro, viajando a incríveis 43 mil km/h.