Quantos tipos de cor de pele existe?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população. Hoje, a proporção é de apenas 6%, enquanto que a metade dos brasileiros tem o que se pode chamar de uma cor mista.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

Conheça os seis diferentes tons de pele
É quase impossível categorizar todos os tons de pele que existem, mas a classificação mais famosa que existe é a do médico norte-americano Fitzpatrick, dividida em seis fototipos.

Segure um pedaço de papel branco na altura do rosto.
Sua pele pode parecer amarelada, arroxeada, azulada ou rosada. Ela pode, inclusive, parecer acinzentada, sem cor. Se a pele parece amarelada ou pálida perto do papel branco, seu subtom é quente. Se a pele parece rosada ou avermelhada, seu subtom é frio.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

A pele oliva tem um tom mais amarelado e o fundo é composto por subtons que são esverdeados. Além disso, os lábios têm um fundo mais rosado. Quem possui este tipo de pele, na maioria dos casos, possui cabelos e olhos escuros.

O lápis salmão, intitulado como “lápis cor de pele”, foi o mais usado na hora de colorir a cor da pele, usado inclusive entre as crianças negras. Os pesquisadores explicam que os alunos encontraram dificuldades de se desenhar e principalmente de se colorir.

Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.

A categoria “parda” é frequentemente usada para descrever pessoas com mistura de ancestralidades africana, europeia e indígena, sendo uma categoria intermediária entre o branco e o negro.