Quantos Shalom existem no mundo?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 11 de julho de 2023
/ 5 2 votos

Atualmente, a comunidade conta com 99 centros de missão, em cidades como Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belém (PA), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Nova York (EUA), Lisboa (Portugal), Roma (Itália), Cracóvia (Polônia), Lubango (Angola), Nazareth (Israel), Taiwan (China), entre ...

Discussão relevante pode ser encontrada na página de discussão. A Comunidade Católica Shalom é reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis, enquadrando-se naquilo que hoje a Igreja Católica denomina de "Novas Comunidades".

Os missionários da Comunidade Shalom são leigos consagrados com promessas em pobreza, obediência e castidade como Comunidade de Vida e Aliança, abertos a ir aonde quer que a igreja os enviar.

Criada em 1982 na cidade de Fortaleza, Ceará, a Comunidade Católica Shalom foi fundada por Moysés Azevedo, aos 20 anos.

“Ser Shalom” significa, pelo poder do Espírito Santo, ser discípulo e ministro da Paz e levar o próprio Cristo a quem por Ele espera. Para aqueles que foram chamados a corresponder à Vocação, Deus concede o caminho da Contemplação, Unidade e Evangelização.

Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Shalom é uma palavra de origem hebraica e significa literalmente “paz”, na tradução para o português. Este é um termo bastante utilizado entre os judeus, principalmente, como uma forma de saudação ou despedida.

Na Comunidade, os sacerdotes vivem seu ministério segundo o espírito próprio da Vocação, a serviço da Igreja e dos irmãos. Eles não constituem um ramo distinto da Comunidade mas estão, em tudo, integrados no mesmo corpo comunitário, com as mesmas graças e renúncias que isso implica.

Primeiro você precisa entrar em contato com a Comunidade e fazer um pedido de informações. Em seguida, você precisa fazer o vocacional aberto. Após isso, será preciso preencher um formulário de inscrição e enviá-lo para a Comunidade e aguardar sua resposta de ingresso ao vocacional.

O primeiro passo para tornar-se um missionário é abraçar a ação missionária como projeto de vida, isto é, ser uma pessoa apaixonada pela missão. O missionário precisa também: Ter clareza da sua vocação cristã católica. Ter antes experiência missionária ligada à paróquia e à diocese de origem.

Moysés Louro de Azevedo Filho

Maria Emmir Oquendo Nogueira é cofundadora da Comunidade Católica Shalom. Casada e mãe de quatro filhos, nasceu em Fortaleza (Brasil). Residiu no Rio de Janeiro dos cinco aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs lourdinas e ursolinas e, na universidade, aos padres jesuítas.

E uma comunidade católica é feita de muitas pessoas, casais, sacerdotes, celibatários, cada estado com uma realidade própria. Há, também, a comunidade de vida e de aliança, que são dois chamados diferentes que se completam em um mesmo carisma.

Shalom como saudação
Dessa forma ela pode ser aplicada tanto como uma pergunta, “como vai você?”, quanto como resposta, no sentido de responder “vai tudo bem”. A palavra shalom também pode ser utilizada como cumprimento ao chegar, e como despedida ao sair.