O que é uma comunidade na Igreja Católica?

Perguntado por: lgalvao5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Comunidade significa “comunhão”, de pessoas e das pessoas com a Santíssima Trindade. Essa comunhão se realiza em primeiro lugar no Batismo, sacramento que nos introduz na nova família que é a Igreja e a comunidade paroquial, e se renova em cada Eucaristia, sacramento que nos alimenta na fé.

As comunidades podem se constituir situações e realidades: pastorais específicas, grupos, por exemplo, de oração ou de leitura orante da Bíblia que se reúnem em edifícios, em condomínios, nos bairros, ou espaços semelhantes; grupos de jovens, grupos de convivência, grupos de estudos das coisas da fé!

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares. Saiba + Qual o papel da comunidade na Educação Integral?

Entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus (CNTB, 2015). A palavra Comunidade origina-se do latim communitatem, que constitui uma vida em conjunto. Portanto, comunidade pode indicar um povo, uma sociedade e um estado.

Como cultivar a vida fraterna na comunidade paroquial

  1. Otimize as reuniões com momentos de partilha. ...
  2. Celebrar os momentos da vida dos agentes de pastoral. ...
  3. Promova momentos de intercessão pela vida fraterna na comunidade paroquial. ...
  4. Estimule o acompanhamento pessoal e a direção espiritual. ...
  5. Forme as lideranças.

Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.

Normalmente o objetivo de uma comunidade é uma necessidade em comum entre seus primeiros membros – desde os primórdios, a necessidade por distribuição de recursos como comida e abrigo a, nos dias de hoje, a necessidade de distribuição de renda… que representa comida e abrigo para muitos.

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Uma comunidade é formada por pessoas com afinidade entre si, sob a mesma influência cultural e histórica, e geograficamente convivendo no mesmo território. Pode variar de tamanho, seja pelo número de pessoas ou pelo espaço, de acordo com essas características.

Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.

As “novas comunidades” surgiram no seio da igreja como um sopro advindo do coração de Deus, por meio do Espírito Santo, para oxigenar a instituição e disseminar carismas que espelham e transmitem o Evangelho nas mais diversas formas.

a comunidade é uma comunidade muito estruturada e com experiência. Eles trazem integridade na prática espiritual além de te guiar em uma caminhada de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal profunda. Se é esse o seu objetivo esse é o melhor lugar, com certeza.

O batismo acontece na comunidade, por meio da comunidade e deve ser vivido a partir da comunidade. No batismo, Deus nos torna seus filhos e suas filhas de Deus e passamos a fazer parte comunidade cristã. Isso significa que nossa presença e participação na comunidade são indispensáveis.

Os encontros entre fieis, periódicos e incentivados, servem para celebrar a fé, fortalecer as crenças, ampliar o conhecimento da doutrina, fortalecer a espiritualidade, comungar entre pares e, até, para que um fiel fiscalize a fé de outro.

Quando vivemos juntos nos tornamos próximos uns dos outros e, assim, compartilhamos a felicidade e a dor uns dos outros. Os laços que podem ser encontrados em uma comunidade são de profunda amizade e família, e o cultivo dessas conexões é benéfico tanto para o nosso bem-estar físico quanto para o fisiológico.

Para Tönnies, a comunidade é baseada em características comuns entre os indivíduos, como parentesco, língua, religião e território.