Como é a paz de Jesus?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

A paz de Deus, a paz do coração de Cristo vence os medos e os temores que se instalam dentro de nós! Não dá para viver com medo, seguir a vida guiado pelos temores, com medo de tudo e de todos.

Por intermédio de Seu evangelho, Jesus Cristo nos concede uma paz interior que supera a paz que o mundo oferece. Se nos voltarmos para Ele com fé, poderemos sentir faz em qualquer situação. O Salvador ensinou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá” (João 14:27; grifo do autor).

Paz em todas as áreas: física, emocional, financeira, familiar. Em João 14, verso 27, temos o relato da despedida de Jesus aos seus discípulos, momento em que o Mestre lhes deixou, também, uma herança. Ele disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.

E neste texto o apóstolo Paulo traz uma informação a mais: a paz de Cristo guarda os corações e mentes, mas não é que a paz de Cristo nos proteja como um escudo ou uma armadura, é que a paz de Cristo nos proporciona participar da natureza do Senhor Jesus Cristo.

Na Bíblia, a paz, Shalom em hebraico, indica a condição de harmonia da pessoa consigo mesma, com Deus e com aquilo que a rodeia; ainda hoje, é essa a saudação entre as pessoas, expressando os votos de vida plena. A paz é antes de tudo um presente de Deus, mas essa também depende da nossa adesão.

A paz não é apenas segurança ou ausência de guerra, violência, conflito e contenda. A paz advém de nosso conhecimento de que o Salvador sabe quem somos, que temos fé Nele, que O amamos e que guardamos Seus mandamentos, mesmo e sobretudo em meio às devastadoras provações e tragédias da vida (ver D&C 121:7–8).

A paz define-se por um estado de tranquilidade ou harmonia e pela ausência de conflitos ou violência, que pode ser experienciado na sua vida pessoal, profissional, em família, com amigos, ou até mesmo globalmente.

34 Disse Jesus: Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. 35 Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, 36 e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.

A paz não se constrói pelas decisões dos grandes do mundo, mas no tu a tu do trato entre as pessoas. Jesus caminhava pelas estradas da Galileia e formava pouco a pouco os seus discípulos, chamados a serem apóstolos e missionários, enviados a levar a Boa Nova do Evangelho até os confins da terra.

Humilhar-nos perante Deus, orar sempre, arrepender-nos de nossos pecados, entrar nas águas do batismo com um coração quebrantado e um espírito contrito, e tornar-nos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, todas essas coisas são exemplos profundos de retidão que serão recompensados com uma paz duradoura.