Quantos brasileiros tem QI alto?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, aponta Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Mensa Brasil.

Fabiano de Abreu não é o primo que você quer sentado ao seu lado na mesa de Natal. Isso porque o brasileiro, além de ter um currículo extenso e mais de 200 artigos científicos publicados, é o único do País a ficar entre as 24 pessoas com maior QI do mundo, segundo a ISI Society.

Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 62º lugar neste ranking. Com 106 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo. O último lugar, com apenas 51 pontos, é ocupado pela Nepal.

No Brasil, por exemplo, o QI médio é de 87, em Portugal 95, Argentina 96, Itália 102, Alemanha 102, Espanha 99, França 98, Estados Unidos 98, China 100, Reino Unido 100, Angola 68, Moçambique 64, Japão 105 e os campeões são Hong Kong e Coréia do Sul 106.

As estimativas de quantas pessoas são superdotadas também variam bastante. A Mensa trabalha com a estimativa de que 2% da população mundial tem alto QI (com resultado igual ou maior que 130 pontos no teste).

Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI.

É possível se tornar mais inteligente? Sim, é possível. Todo ser humano normal possui a faculdade da inteligência. Para aprimorar essa capacidade basta treiná-la e fortalece-la, assim como todos podem se tornar fortes se malharem e comerem bem.

140

A cantora, de acordo com o Ranker, tem um Q.I. de 140 - o que a coloca na lista das pessoas mais inteligentes do showbusiness.

Fez um único teste de QI, aos 7 anos. Deu 139, inteligência superior. Sua aprovação no ITA foi comunicada à família pelo reitor do instituto.

160

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160. A Mensa, uma sociedade internacional aberta para pessoas de alto QI, confirmou a pontuação de Shah à NBC News e disse que ele está entre os 2% mais inteligentes da população e “tem grande potencial”.