Como é o nariz do italiano?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Esse tipo de nariz possui uma protuberância no dorso, que é formada pelo excesso de osso e cartilagem. A giba dorsal fica ainda mais visível quando é vista de perfil. O nariz romano também é conhecido como “nariz italiano”.

Nariz romano
Esse formato pode ser encontrado nos descendentes de europeus caucasianos, principalmente dos italianos, judeus e árabes, e costuma ser recoberto por pele fina. Constituído em geral por um excesso de osso e cartilagem.

Os narizes finos dos europeus, por exemplo, podem ter se espalhado a partir de um ancestral que sobreviveu melhor ao frio porque seu nariz esquentava e umidificava o ar.

Europeus caucasianos, árabes e italianos costumam ter o nariz adunco. Já os orientais, pode-se dizer que eles têm o tipo de nariz asiático. Esses são alguns exemplos dos tipos de nariz.

O nariz romano tem como principal característica a giba nasal, aquela protuberância localizada no dorso do nariz, que pode ser vista principalmente quando a pessoa está de perfil.

Características físicas
60,14% tem cabelos castanhos; 31,06% tem cabelos pretos; 8,21% tem cabelos loiros; 0,57% tem cabelos ruivos.

Nariz caucasiano
Também muito comum na população brasileira, o nariz romano tem como principal característica seu tamanho avantajado, além de ter a giba com uma elevação, seja pequena ou maior. Ele é comum em descendentes de italianos, judeus e até mesmo árabes.

Ainda na Europa, a moda italiana valoriza mulheres bem magras, com pouco quadril, seios grandes e pernas torneadas. Cabelos compridos e com mechas claras ganham destaque. Mas a Itália é mesmo a capital da moda masculina, portanto, os homens vestem-se bem, fazem a sobrancelha e valorizam uma barba bem-feita.

Exemplificando, brasileiros com descendência asiática costumam ter o nariz curto e com narinas mais alargadas, sendo esse formato de nariz presente ainda em descendentes de africanos. Já a população com descendência italiana é chamada de “nariguda”.

O que os italianos mais gostam dos brasileiros? As características “típicas” dos brasileiros que conquistam os italianos, são sem dúvidas, a força de vontade, alegria e resiliência. De modo geral, os brasileiros são vistos como pessoas muito positivas e otimistas, dinâmicas e animadas.

A explicação para a diferença seria que o nariz mais estreito, como o dos europeus, tem a função de umedecer e aquecer o ar antes de ele descer pela faringe e traqueia em direção ao pulmão, impedindo o surgimento de doenças respiratórias. Ou seja, quanto mais fino o nariz dos europeus, melhor sua sobrevivência.

Já o Nariz Reto – ou grego – é aquele que não possui depressões ou curvas nos centro. Pessoas com esse tipo de nariz são geralmente inteligentes, metódicos e não costumam cair em apelos emocionais.

Também conhecido como nariz grego ou italiano, sua principal característica é o dorso (giba nasal ou “osso do nariz”, como é popularmente chamado) mais proeminente, tornando-se mais chamativo quando a pessoas está de perfil. Além disso, de uma forma geral, o nariz romano possui pele mais fina.

Avalie o rosto por inteiro
Diversos outros detalhes do rosto auxiliam você a perceber se seu nariz está harmônico com o restante da face. Um grande exemplo disso é a distância entre os olhos. Narizes largos demais costumam manter um espaço exagerado entre os olhos, por exemplo.

Nariz núbio
Assim, ele tem seu dorso alto e fino, bem reto, como um nariz grego. Porém, ao chegar perto da base, ele se torna largo, mas não tem a ponta bulbosa. Em algumas pessoas, a ponta do nariz núbio também pode ser direcionada para baixo.