Porque os europeus têm nariz grande?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

a genética tem relação com espessura dos lábios (por exemplo, a descendência europeia apresentando correlação negativa, ou seja, lábios mais finos; essa ascendência também esteve associada à maior projeção do nariz).

A explicação para a diferença seria que o nariz mais estreito, como o dos europeus, tem a função de umedecer e aquecer o ar antes de ele descer pela faringe e traqueia em direção ao pulmão, impedindo o surgimento de doenças respiratórias. Ou seja, quanto mais fino o nariz dos europeus, melhor sua sobrevivência.

Exemplificando, brasileiros com descendência asiática costumam ter o nariz curto e com narinas mais alargadas, sendo esse formato de nariz presente ainda em descendentes de africanos. Já a população com descendência italiana é chamada de “nariguda”.

Esse formato pode ser encontrado nos descendentes de europeus caucasianos, principalmente dos italianos, judeus e árabes, e costuma ser recoberto por pele fina. Constituído em geral por um excesso de osso e cartilagem.

Nariz romano
Esse tipo de nariz possui uma protuberância no dorso, que é formada pelo excesso de osso e cartilagem. A giba dorsal fica ainda mais visível quando é vista de perfil. O nariz romano também é conhecido como “nariz italiano”.

Europeus caucasianos, árabes e italianos costumam ter o nariz adunco. Já os orientais, pode-se dizer que eles têm o tipo de nariz asiático. Esses são alguns exemplos dos tipos de nariz.

Tipos de nariz mais comuns no Brasil

  • Nariz negroide. Esse tipo de nariz é originário das etnias negras, mas também pode ser encontrado em pessoas de pele clara com ascendência afro. ...
  • Nariz caucasiano. ...
  • Nariz curto (asiático) ...
  • Nariz fino e arrebitado. ...
  • Narizes mestiços.

Já o Nariz Reto – ou grego – é aquele que não possui depressões ou curvas nos centro. Pessoas com esse tipo de nariz são geralmente inteligentes, metódicos e não costumam cair em apelos emocionais.

O nariz romano tem como principal característica a giba nasal, aquela protuberância localizada no dorso do nariz, que pode ser vista principalmente quando a pessoa está de perfil.

massagens (com ou sem cremes e até usando pedras de gelo); exercícios de respiração (realizados em uma narina de cada vez ou simultaneamente); uso do clipe modelador (um tipo de acessório que pressiona o nariz); entre outras soluções “milagrosas”.