Quanto tempo um HD externo pode ficar desligado?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se ficar pouco tempo parado nao tem problema,nao pode ficar mais de 1 ano desligado pois acaba degradando a parte mecanica dele.

De acordo com a maioria das fabricantes, armazenamento em SDD de classe corporativa possui um tempo médio de retenção de dados de três meses, se mantido desligado.

A quantidade de horas de funcionamento dos modelos testados indica que a média de vida útil dos discos é de 25.233 horas antes de apresentar uma falha, ou seja, 1.051 dias ou 2 anos e 10 meses.

O que pode danificar o HD?

  • Remover o dispositivo do computador de maneira inadequada;
  • Guardar o HD em locais impróprios (úmidos ou expostos à alta temperatura);
  • Derrubá-lo com frequência;
  • Conectar o dispositivo em máquinas desconhecidas;
  • Infecção por vírus;
  • Deixá-lo próximo de ímãs muito fortes.

Não é possível usar o HD externo
Pode inclusive ser prejudicial ao HD externo ficar ligado dentro da case aberta, pois terá pouca ventilação. Além disso, os modelos não apresentam espaço para o cabo quando estão fechadas.

Os discos rígidos podem parar de funcionar por vários motivos, peças mecânicas podem se desgastar, componentes eletrônicos podem se deteriorar, defeitos de fabricação podem ocorrer, assim como danos causados ​​por fogo, água ou quedas de seu disco rígido externo.

Portanto, é interessante que saiba quais são os principais fatores que podem diminuir a vida útil de um disco. Relembrando, são eles: ligar ou desligar o computador com muita frequência, não usar filtro linha ou no-breaks, obstruir as saídas de ar, acúmulo de poeira, quedas e impactos e transportar o portátil ligado.

8 anos

Quando usado em condições normais, sem problemas de temperatura e utilização, o HD pode durar entre 5 e 8 anos.

Você pode ter um erro de software, um ataque de vírus, um problema eletrônico ou um dano físico. Muitas vezes, é possível corrigir o problema de um HD com defeito e recuperar o acesso aos arquivos através de ferramentas do próprio Windows ou softwares de recuperação de dados.

Manter o HD externo longe do calor ou de lugares empoeirados ajuda a aumentar a vida útil dele, uma vez que altas temperaturas prejudicam qualquer eletrônico. Então, evite deixar o HD dentro do carro exposto ao sol o dia inteiro, por exemplo.

5 dicas para descobrir se o HD está com defeito

  1. O HD está lento ou trava frequentemente. Esse pode ser um sinal de que as coisas não estão bem. ...
  2. Os dados estão sendo corrompidos. Outro sintoma de HD defeituoso são arquivos corrompidos. ...
  3. Ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o HD. ...
  5. Use um aplicativo de diagnóstico.

Basta colocar os dados na unidade externa e, em seguida, conectá-la a qualquer computador para o qual deseja transferir os dados. É como uma memória USB, mas com muito mais espaço de armazenamento. Dica profissional: os melhores HDs externos têm conectores rápidos, como Thunderbolt ou USB-C.