O que estraga um HD externo?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

É preciso lembrar que um HD é um dispositivo mecânico e, por essa razão, trepidações fortes ou impactos podem comprometer seu funcionamento.

O que pode danificar o HD?

  • Remover o dispositivo do computador de maneira inadequada;
  • Guardar o HD em locais impróprios (úmidos ou expostos à alta temperatura);
  • Derrubá-lo com frequência;
  • Conectar o dispositivo em máquinas desconhecidas;
  • Infecção por vírus;
  • Deixá-lo próximo de ímãs muito fortes.

HD com problema: como identificar?

  1. O computador fica lento ou trava frequentemente. ...
  2. Os arquivos não estão abrindo. ...
  3. O computador apresenta tela azul. ...
  4. Os dados estão sendo corrompidos. ...
  5. O computador emite ruídos e sons estranhos. ...
  6. O Windows não reconhece o HD. ...
  7. Ferramenta de diagnóstico informa um problema.

Não é possível usar o HD externo
Pode inclusive ser prejudicial ao HD externo ficar ligado dentro da case aberta, pois terá pouca ventilação. Além disso, os modelos não apresentam espaço para o cabo quando estão fechadas.

Ataques de vírus e malwares estão entre as principais causas de HD corrompido. Os invasores afetam a unidade do disco e corrompem os dados armazenados. Por isso, é importante manter o antivírus sempre ativo e atualizado e, no caso de HDs externos, conectá-los apenas a dispositivos confiáveis.

Por ter componentes eletrônicos, HDs podem queimar ao longo do seu uso. Geralmente isso acontece devido a picos de energia, raios e outras instabilidades da rede elétrica, além do superaquecimento, contato com água ou até mesmo casos de incêndio que consomem parte do dispositivo.

5 dicas para descobrir se o HD está com defeito

  1. O HD está lento ou trava frequentemente. Esse pode ser um sinal de que as coisas não estão bem. ...
  2. Os dados estão sendo corrompidos. Outro sintoma de HD defeituoso são arquivos corrompidos. ...
  3. Ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o HD. ...
  5. Use um aplicativo de diagnóstico.

Seu HD externo não aparece no PC? Confira como resolver quando não abre

  1. Verifique se há problema nas portas USB.
  2. Atualize os drivers do dispositivo.
  3. Corrija erros no sistema de arquivos.
  4. Formate ou crie uma nova partição.
  5. Use uma formatação reconhecida pelo Windows.

10 anos

Qual a vida útil de um HD? Os HDs duram, em média, de 5 a 10 anos. Contudo, poucos aparelhos chegam tão longe sem nenhum problema. Fatores como a temperatura, defeitos de fábrica e até mesmo mal uso do dispositivo podem afetar bastante esse prazo de validade.

Se ficar pouco tempo parado nao tem problema,nao pode ficar mais de 1 ano desligado pois acaba degradando a parte mecanica dele.

Basta colocar os dados na unidade externa e, em seguida, conectá-la a qualquer computador para o qual deseja transferir os dados. É como uma memória USB, mas com muito mais espaço de armazenamento. Dica profissional: os melhores HDs externos têm conectores rápidos, como Thunderbolt ou USB-C.

Conclusão. A temperatura ideal do HD deve ser entre 25°C a 40°C, sendo que o disco rígido pode degradar a partir de uma temperatura de 60°C. Se seu HD está esquentando demais, isso pode estar acontecendo devido a um bloqueio do fluxo de ar, defeito no cooler ou acúmulo de poeira.

Backblaze, empresa especializada em backups, aponta discos da Hitachi como os mais duráveis do mercado. Relatório da empresa de backup Backblaze revelou que os HDs mais confiáveis do mercado atualmente são os da multinacional japonesa, Hitachi.

Os sinais típicos de que um HD não está bom incluem: arquivos que somem de repente, arquivos que não abrem de nenhuma forma ou ficam corrompidos, ou até mesmo dificuldades para salvar um arquivo. Isso ocorre porque, provavelmente, já há algum problema em alguma instância do HD. Por isso, faça o bom e velho backup.