Quanto tempo precisa guardar comprovante?
Alguns comprovantes devem ser mantidos seguros por um período de cinco anos. São eles: luz, água, telefone, celular, TV a cabo, gás, condomínio, cartões de crédito, plano de saúde, mensalidade escolar, consórcio e os tributos, a exemplo de Imposto de Renda, IPVA e IPTU.
Quanto tempo devo guardar comprovante de pagamento
Pagamentos a empregados: Recibos de pagamentos de empregados urbanos deve ser guardado por cinco anos e de empregados rurais, por 2 anos (prazo para ingressar com reclamação trabalhista). É aconselhável pedir que o empregado assine um recibo simples a cada pagamento recebido.
Quanto tempo devo guardar carnes e recibos
Carnês e comprovantes de consórcio devem ser guardados até o encerramento das operações financeiras do grupo. Segundo o Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, comprovantes de pagamento de convênios médicos, mensalidades escolares, TV por assinatura e honorários de profissionais liberais devem ser guardados por 5 anos.
Quais documentos devo guardar por mais de 5 anos
Comprovantes de Imposto de Renda, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seus respectivos Documentos de Arrecadação devem ser guardados pelos 5 anos subseqüentes ao da cobrança. Ou seja, por 6 anos, segundo o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.
Precisa guardar conta de luz paga
Mesmo pagando as contas na versão digital, os consumidores devem guardar os comprovantes de pagamento para evitar possíveis cobranças duplicadas ou indevidas. Trata-se de uma orientação que faz parte da rotina dos órgãos que atuam em defesa dos Direitos dos Consumidores, como Idec e Procon.
Quais documentos precisam ser guardados para sempre
Documentos tributários, no caso de guias de recolhimento, livros e notas fiscais, declarações que foram entregues ao Fisco e demais documentos contábeis, precisam ser guardados sempre.
Quanto tempo tenho que guardar contas de água e luz
cinco anos
Alguns comprovantes devem ser mantidos seguros por um período de cinco anos. São eles: luz, água, telefone, celular, TV a cabo, gás, condomínio, cartões de crédito, plano de saúde, mensalidade escolar, consórcio e os tributos, a exemplo de Imposto de Renda, IPVA e IPTU.
Quanto tempo devo guardar os comprovantes de IPTU
5 anos
o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.
O que fazer com as contas antigas
Consumidor cobrado pode ir ao Procon
Já se o prazo não tiver expirado, é preciso correr atrás desse comprovante com a companhia que o emitiu. “Se, de fato, a conta não tiver sido quitada, o aconselhável é fazer uma negociação da dívida”, diz Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor da Boa Vista.
Por que guardar documentos por 5 anos
A razão para guardar documentos por um período longo de tempo é a possibilidade de termos que comprovar algo em uma data futura. Quando falamos de documentos pessoais, normalmente são aqueles que comprovam algum pagamento ou que garantem algum direito.
Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado
Prazo indeterminado – Por segurança o contrato de trabalho e o livro ou ficha de registro de um funcionário devem ser arquivados para sempre. O fato de não possuir o documento que comprove a quitação de uma dívida fará com que você tenha que arcar novamente com uma conta já paga.
Quanto tempo se guarda boleto
5 anos
Já os documentos com relação a financiamento, extratos bancários, empréstimos, tributos (IPVA, IPTU, Imposto de renda), recibos de consórcio, plano de saúde, faturas de cartão de crédito, TV por assinatura e mensalidades escolares, este deverão se manter guardados pelo prazo de 5 anos.
Como conservar comprovante de banco
Como conservar nota fiscal: 3 métodos de arquivamento de documentos fiscais
- Evite contato da nota fiscal com calor excessivo, água, solventes e óleos.
- Evite armazenamento em pastas e arquivos de plástico – use envelopes de papel.
- Evite exposição a luz fluorescente.
- Não esqueça comprovantes na carteira ou no carro.
Como arquivar contas pagas
Separe uma pasta ou uma caixa apenas para isso. Você deve deixá-la sempre ao alcance das mãos para colocar ali todas as contas a pagar. Outra ideia: você pode também organizar as contas a pagar em uma pasta sanfonada onde cada divisão destine-se a um mês do ano e ir guardando ali as contas por mês de vencimento.