Quanto tempo precisa guardar comprovante?

Perguntado por: omota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 5 votos

Alguns comprovantes devem ser mantidos seguros por um período de cinco anos. São eles: luz, água, telefone, celular, TV a cabo, gás, condomínio, cartões de crédito, plano de saúde, mensalidade escolar, consórcio e os tributos, a exemplo de Imposto de Renda, IPVA e IPTU.

Pagamentos a empregados: Recibos de pagamentos de empregados urbanos deve ser guardado por cinco anos e de empregados rurais, por 2 anos (prazo para ingressar com reclamação trabalhista). É aconselhável pedir que o empregado assine um recibo simples a cada pagamento recebido.

Carnês e comprovantes de consórcio devem ser guardados até o encerramento das operações financeiras do grupo. Segundo o Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, comprovantes de pagamento de convênios médicos, mensalidades escolares, TV por assinatura e honorários de profissionais liberais devem ser guardados por 5 anos.

Comprovantes de Imposto de Renda, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seus respectivos Documentos de Arrecadação devem ser guardados pelos 5 anos subseqüentes ao da cobrança. Ou seja, por 6 anos, segundo o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.

Mesmo pagando as contas na versão digital, os consumidores devem guardar os comprovantes de pagamento para evitar possíveis cobranças duplicadas ou indevidas. Trata-se de uma orientação que faz parte da rotina dos órgãos que atuam em defesa dos Direitos dos Consumidores, como Idec e Procon.

Documentos tributários, no caso de guias de recolhimento, livros e notas fiscais, declarações que foram entregues ao Fisco e demais documentos contábeis, precisam ser guardados sempre.

cinco anos

Alguns comprovantes devem ser mantidos seguros por um período de cinco anos. São eles: luz, água, telefone, celular, TV a cabo, gás, condomínio, cartões de crédito, plano de saúde, mensalidade escolar, consórcio e os tributos, a exemplo de Imposto de Renda, IPVA e IPTU.

5 anos

o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

Consumidor cobrado pode ir ao Procon
Já se o prazo não tiver expirado, é preciso correr atrás desse comprovante com a companhia que o emitiu. “Se, de fato, a conta não tiver sido quitada, o aconselhável é fazer uma negociação da dívida”, diz Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor da Boa Vista.

A razão para guardar documentos por um período longo de tempo é a possibilidade de termos que comprovar algo em uma data futura. Quando falamos de documentos pessoais, normalmente são aqueles que comprovam algum pagamento ou que garantem algum direito.

Prazo indeterminado – Por segurança o contrato de trabalho e o livro ou ficha de registro de um funcionário devem ser arquivados para sempre. O fato de não possuir o documento que comprove a quitação de uma dívida fará com que você tenha que arcar novamente com uma conta já paga.

5 anos

Já os documentos com relação a financiamento, extratos bancários, empréstimos, tributos (IPVA, IPTU, Imposto de renda), recibos de consórcio, plano de saúde, faturas de cartão de crédito, TV por assinatura e mensalidades escolares, este deverão se manter guardados pelo prazo de 5 anos.

Como conservar nota fiscal: 3 métodos de arquivamento de documentos fiscais

  1. Evite contato da nota fiscal com calor excessivo, água, solventes e óleos.
  2. Evite armazenamento em pastas e arquivos de plástico – use envelopes de papel.
  3. Evite exposição a luz fluorescente.
  4. Não esqueça comprovantes na carteira ou no carro.

Separe uma pasta ou uma caixa apenas para isso. Você deve deixá-la sempre ao alcance das mãos para colocar ali todas as contas a pagar. Outra ideia: você pode também organizar as contas a pagar em uma pasta sanfonada onde cada divisão destine-se a um mês do ano e ir guardando ali as contas por mês de vencimento.