O que pode ser considerado um comprovante de residência?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel). Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

Para comprovar endereço, são aceitos contas de consumo (como água, luz, telefone, gás, celular, internet, etc.), IPTU, ITR, boleto de condomínio, correspondência originária de instituições financeiras (públicas ou privadas,) ou órgãos públicos, correspondência postada e enviada pelos Correios e contrato de locação de ...

O que fazer se não tiver comprovante de residência? A pessoa responsável pelas contas do imóvel deve preencher o documento, a próprio punho, descrevendo que a pessoa, e incluir o nome completo dela, além dos dados de CPF ou RG, moram com ela. As informações da pessoa responsável também devem ser inseridas no documento.

Comprovante de Residência para comprar imóvel
Se você pensou que para comprar um imóvel não é preciso de Comprovante de Residência, está enganado! Até mesmo para comprar uma casa, apartamento ou outro imóvel, esse documento é importante.

Mas caso você não tenha nenhum deles em seu nome, é possível apresentar uma declaração confirmando o endereço. Nesse caso, a declaração precisa ter firma reconhecida da assinatura do proprietário do imóvel e uma cópia do comprovante de residência — vale conta de água, luz, fatura do cartão de crédito ou telefone fixo.

O comprovante de residência ou comprovante de endereço é qualquer documento que comprove que o cidadão tem uma residência fixa, seja ela própria ou alugada. Serve para evitar fraudes e garantir à entidade que o cidadão poderá ser encontrado, caso seja necessário, para cobranças ou outros procedimentos.

Finanças, Impostos e Gestão Pública

  1. Acesse o sistema Processos Digitais;
  2. Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  3. Selecione a área Certidões e Atestados e o serviço Obter atestado de residência fiscal.

A declaração de residência não precisa ser feita em um cartório, ela pode ser elaborada pelo próprio interessado e, apenas caso seja necessária autenticação dela, é que se faz obrigatório a ida ao cartório.

Você também pode encontrá-lo acessando a Minha Claro residencial, clique em Financeiro, Comprovantes, Comprovante de Compras. Apenas o valor total da instalação/adesão é informado no Comprovante de Compras e para ver as parcelas separadamente consulte a sua fatura.

É importante levar um comprovante de endereço, como conta de água ou de luz. Endereços de todos os CRAS no Estado de São Paulo – clique aqui.