Quanto tempo pode usar uma esponja?

Perguntado por: edias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Seguindo essa linha, a recomendação geral de fabricantes e microbiologistas é que as esponjas de cozinha devem ser trocadas no máximo entre 10 a 15 dias, porém, a prática ideal é que sejam substituídas uma vez por semana em casas em que se lava louças duas vezes ao dia, em média.

Você tem o costume de usar a esponja até ela ficar bem gasta? Saiba que isso pode prejudicar a sua saúde, já que as esponjas precisam ser substituídas, no máximo, a cada duas semanas. Esse prazo vai depender da frequência com que você utiliza a esponja. Se quase não a usa, pode trocá-la a cada duas semanas.

Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência. "Em uma casa com uma rotina média de lavagem de louças (duas vezes ao dia) a durabilidade média de uma esponja estará na faixa de dez a quinze dias", explica Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha, professora do Instituto de Biociências da Unesp.

É possível ter uma esponja por no máximo três meses. Se a utilização for com maior frequência, deve ser trocada em um período de tempo menor. Lembre-se sempre, o cuidado com esses itens de beleza vai além da maquiagem, nos ajudando a ter uma pele limpa e saudável.

É importante saber que as esponjas e buchas de banho devem ser trocadas a cada três meses ou em menos tempo dependendo da quantidade de vezes que você a usa. Isso porque, com o passar do tempo, elas acumulam bactérias e células mortas que podem provocar acne e irritações na pele.

Além disso, usar a bucha em excesso pode fazer com que você remova a camada de proteção da sua pele, o que pode fazer com que ela fique ressecada e mais sujeita a alergia e infecções. Se ainda assim você fizer questão de usar, o ideal é que ela seja guardada fora do banheiro quando não estiver em uso.

A primeira coisa que você precisa entender antes de usar a sua esponja é que esponjas absorvem, então a dica é molhar a sua esponjinha com água para que ela absorva água, não produto. Não molhar a esponja antes de aplicar os produtos é um erro comum de quem começa a usar esse item, então já anota aí para não esquecer!

quinze dias

Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência. “Em uma casa com uma rotina média de lavagem de louças (duas vezes ao dia) a durabilidade média de uma esponja estará na faixa de dez a quinze dias”, explica Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha, professora do Instituto de Biociências da Unesp.

Para garantir a limpeza e eliminação dos germes da esponja de cozinha, lave-a exclusivamente com detergente. As esponjas Condor possuem íons de prata, que promovem a eliminação de 99,9% das bactérias presentes nas esponjas. Desinfete a esponja de lavar louça pelo menos uma vez ao dia.

Xô bactérias: cinco dicas para conservar a esponja de lavar louça

  1. 1 Mantenha a esponja sempre seca. Após lavar a louça, enxague bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. ...
  2. 2 Evite o uso de sabão. ...
  3. 3 Esponja antibactericida. ...
  4. 4 Desinfete diariamente. ...
  5. 5 Uma semana de vida.