Quanto tempo leva para normalizar a menstruação?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Isso faz com que a menstruação possa demorar 40 ou mais dias para voltar. Três anos após a menarca, cerca de 95% das mulheres já se encontram com o ciclo menstrual mais ou menos regularizado. Porém, variações ainda podem ocorrer até 5 ou 7 anos após o início da menstruação.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros!

  • chá de gengibre. O chá de gengibre ajuda na contração muscular do útero e, de quebra, auxilia na má circulação, pressão arterial, gastrite e emagrecimento. ...
  • chá de folha de rabanete. ...
  • chá de orégano. ...
  • chá de sene. ...
  • chá de canela.

O ciclo menstrual progride conforme o corpo libera diferentes níveis de estrogênio e progesterona. Se algo interromper o fluxo natural desses hormônios, as datas do período menstrual podem mudar. Isso inclui os contraceptivos hormonais.

Qual o tratamento adequado para menstruações irregulares
Para se tratar adequadamente a irregularidade menstrual, deve-se pesquisar o motivo destas alterações, e para isso, a paciente deve consultar o seu médico, que será o responsável por solicitar todos os exames diagnósticos necessários.

Dependendo da causa, a ginecologista esclarece que a menstruação irregular pode ser tratada com:

  1. Ajuste de medicações;
  2. Tratamento de patologias alheias ao trato genital, como da tireoide;
  3. Uso de hormônios;
  4. Cirurgia para correção de problemas estruturais;
  5. Retirada do útero, miomas e cistos ovarianos.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

Chá de canela
A canela é um excelente remédio caseiro para regular o ciclo menstrual, a normalizar a menstruação atrasada, quando consumido regularmente, pois melhora o fluxo sanguíneo para o útero e promove sua contração, favorecendo a menstruação.

As causas mais comuns são

  • Gravidez.
  • Amamentação.
  • Mau funcionamento do hipotálamo.
  • Síndrome do ovário policístico. leia mais.
  • Menopausa precoce. ...
  • Mau funcionamento da hipófise ou da tireoide.
  • Uso de determinados medicamentos, tais como pílulas anticoncepcionais (contraceptivos orais), antidepressivos ou antipsicóticos.

Ficar sem menstruar devido ao uso contínuo destes métodos não causa problemas à saúde, pois este processo de proliferação e morte do endométrio não ocorre. Ao contrário do que dizem nossas avós e os mitos populares, o sangue não fica preso no útero, nem sobe para a cabeça.

5 CHÁS PARA REGULAR A MENSTRUAÇÃO:
Chá de folhas de arruda; Chá de erva-de-São-Cristóvão; Chá de inhame-selvagem.

A irregularidade menstrual pode ou não ser acompanhada de ovulação. O período ovulatório, quando presente, não pode ser estimado com precisão de data em função da variabilidade do ciclo. Portanto, vale prestar atenção aos sinais de ovulação.

As causas de uma menstruação constante podem ser o estresse e a ansiedade, já que são causas que descontrolam os hormônios. Falando neles, as alterações nos seus hormônios, tireoide, ovulação, pólipos no útero e até mioma uterino pode influenciar na menstruação.

O ciclo menstrual irregular não é sinônimo de infertilidade. A mulher pode ter mais dificuldade em engravidar por causa disso, porém não significa que ela é infértil. Nos casos em que a irregularidade é causada pela anovulação, a mulher deve consultar um médico para analisar as possibilidades de tratamento.

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

Além de vermelho-vivo, ele deve ser uniforme. Não pode ter coágulos e nem ter outra cor: do início ao fim, a menstruação deve apresentar a mesma tonalidade.