Quanto tempo dura uma virose intestinal infantil?

Perguntado por: ealegria5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

E uma dica: mesmo que as viroses sejam comuns nessa época do ano, não hesite em procurar o pediatra do seu filho. Isso porque uma infecção intestinal, por exemplo, se manifesta de forma parecida. A doença costuma durar entre 3 e 7 dias.

As crianças apresentam cólicas abdominais e podem ter febre, dor de cabeça e dores musculares. O adenovírus causa vômitos leves por um a dois dias após o início da diarreia. A diarreia pode durar uma a duas semanas.

O tratamento é relativamente simples: remédios para vômitos (depende da criança não vomitar a medicação) , soro de reidratação (idem) , probióticos (que precisam de um tempinho no intestino pra fazerem efeito) e suplementação de zinco. O difícil é fazer tudo isso com a criança evacuando e vomitando o tempo todo.

O quadro surge habitualmente 48 horas depois da contaminação e o paciente fica por até 10 dias eliminando o vírus nas fezes. Os sintomas duram de 12 a 60 horas.

Além de medicamentos para os sintomas, são parte do tratamento da virose infantil:

  1. Manter a criança hidratada;
  2. Manter uma alimentação leve e saudável;
  3. Fazer repouso.

Porém, vale lembrar que as viroses são mais leves e passam em alguns dias, reduzindo a intensidade logo nas primeiras 72 horas. Caso o quadro piore nesse período ou não ofereça melhora em cerca de 10 dias, pode ser necessário passar por nova avaliação médica para garantir o bem-estar do paciente.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose. A lactose pode agravar a diarreia em algumas pessoas.

Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível).

A causa mais frequente das viroses é a contaminação cruzada, ou seja, o contato de uma pessoa saudável com uma pessoa que está com um vírus. Porém o contágio também pode acontecer pela ingestão de água ou alimentos contaminados, assim como pela falta da higienização correta das mãos.

O tratamento da virose gastrointestinal inclui repouso, hidratação e dieta leve. É importante beber muita água e outros líquidos para evitar a desidratação, e consumir alimentos leves, como arroz, frango cozido, legumes cozidos e frutas frescas.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.