Quanto tempo dura o tratamento de RPG?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 19 de julho de 2023
/ 5 2 votos

A sessão de RPG dura cerca de uma hora e deve ser feita uma vez por semana. A duração do tratamento varia de acordo com os problemas de cada paciente. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

O número de sessões varia de pessoa para pessoa, mas normalmente é necessário que sejam feitas de 3 a 8 sessões. As terapias usando a reeducação postural global tratam as causas e as consequências dos problemas apresentados pelo paciente, tendo uma visão geral do estado do indivíduo.

Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão, tendo incidência de sucesso em quase 100% dos casos atendidos.

De forma geral, cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora e a quantidade de sessões pode variar de acordo com o objetivo do tratamento e postura da pessoa. Numa sessão de RPG o fisioterapeuta irá indicar qual será a posição que a pessoa deverá ficar parada durante, pelo menos, 3 minutos.

As sessões geralmente são feitas 2 ou 3 vezes por semana, podendo durar 1 hora cada. Contudo, muitos pacientes “desistem” deste tratamento ou não cumprem corretamente o cronograma sugerido pelo médico.

Segundo ela, a RPG tratou as dores e orientou como devia se sentar, dormir, carregar objetos e viver melhor no dia a dia. Já o Pilates conferiu mais tônus e definição muscular, melhorou a respiração e o condicionamento físico.

Fui pesquisar os valores da sessão de RPG em Brasília e a média é de 70 a 110 reais por sessão.

O Tratamento
A sessão de RPG dura cerca de uma hora e deve ser feita uma vez por semana. A duração do tratamento varia de acordo com os problemas de cada paciente. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Cada postura aplicada dura normalmente 20 minutos, em sessões de 1 hora.

O RPG costuma ser realizado de uma a duas vezes na semana, com cerca de uma hora de duração, sempre considerando o tipo de problema apresentado pelo paciente. É importante, em alguns casos, aumentar a frequência, como no caso de pessoas que apresentam dores agudas.

Deve assumir o compromisso e responsabilidade de tentar manter essas alterações no seu dia-a-dia após a sessão. Não é possível estabelecer um tempo específico para reeducar a postura, já que depende de vários fatores, mas sem dúvida que a postura ativa do paciente é a chave do sucesso do tratamento.

Apesar do profissional admitir que a musculação pode, sim, causar problemas de postura e dores musculares, ele também comenta que a atividade pode ser complementada a RPG e que esta combinação, inclusive, é altamente recomendada para os atletas.

A principal diferença entre RPG e fisioterapia está no fato de que o tratamento fisioterapêutico tradicional costuma tratar os locais do corpo onde a dor se pronuncia. Assim, são utilizados métodos, aparelhos e técnicas para tratar a dor. O método RPG, por sua vez, volta-se à raiz do problema, isto é, à causa da dor.

Estou com crise de dor na coluna, posso fazer RPG? Depende do tipo de dor, devendo ser diferenciada problemas de origem muscular ou nevrálgicos. A partir dessa análise, poderá será iniciado tratamento com RPG ou se fazer necessária avalição médica prévia.

Ao associar o RPG e o Pilates, o tratamento da dor, o equilíbrio musculoesquelético, a melhora da respiração e a prevenção de novas lesões fica mais completo.