Quanto tempo dura a tpm?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quanto tempo dura a TPM? É variável, mas vamos botar em média dez dias. Um terço do mês sob os efeitos dela, às vezes mais, porque ela pode começar até duas semanas antes da menstruação.

O que é TPM? A TPM (Tensão Pré-Menstrual), também conhecida como Síndrome Pré-Menstrual, é uma condição que caráter cíclico que pode se manifestar de 7 a 14 dias antes da menstruação. Ela é caracterizada por um grande conjunto de sintomas que podem ser físicos e emocionais.

Entre os sintomas mais comuns da TPM estão: irritabilidade, tristeza, cansaço, inchaço das mamas, dor nas pernas ou no corpo todo, cólicas, acne e alterações no apetite. Outros sinais podem aparecer, variando de pessoa para pessoa, e esse fenômeno pode ter início logo na primeira menstruação.

As fases do ciclo menstrual
Assim, é importante entender que não se trata apenas da TPM, que ocorre alguns dias antes da menstruação. Trata-se des três fases que formam esse ciclo: fase folicular, ovulatória e lútea.

Os sintomas criteriosos para o diagnóstico do transtorno disfórico pré-menstrual são oscilação de humor, irritabilidade, depressão e ansiedade. Todos devem ser mais intensos que os sintomas da tensão pré-menstrual para serem considerados graves.

Vamos dar uma olhada nos sintomas mais comuns da TPM, que podem ser um indicador de que a menstruação está a caminho.

  1. Surgimento de espinhas. ...
  2. Seios doloridos. ...
  3. Cólicas menstruais. ...
  4. Mudanças de humor. ...
  5. Inchaço. ...
  6. Cansaço excessivo. ...
  7. Secreção vaginal ressecada.

A irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiras explosões de raiva, que prejudicam a vida pessoal e social da mulher. Até mesmo as mais apaixonadas são capazes de ter um ataque súbito de implicância e de mau humor com o namorado.

O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma mais grave e intensa da síndrome pré-menstrual (SPM), conhecida também como tensão pré-menstrual (TPM). Esse problema causa sintomas físicos, cognitivos e psicológicos relacionados às oscilações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual.

TPM grave ou turbinada
A impulsividade, a tristeza e a irritabilidade são sintomas marcantes e precisam ser tratados com antidepressivos serotoninérgicos (que aumentam a disponibilidade de serotonina no sistema nervoso central).

O mais comum é que a TPM tenha início de sete a 10 dias antes da menstruação, mas pode ocorrer antes disso, cerca de 14 dias antes. Apesar dos sintomas começarem tão antes do período menstrual, é durante os dias mais próximos da menstruação que eles se intensificam.

Acontece que a oscilação normal de níveis dos estrógenos e da progesterona (hormônios sexuais), no ciclo menstrual, atua sobre a função da serotonina (neurotransmissor), levando as mulheres mais sensíveis às manifestações da SPM¹, dentre as quais, ao choro fácil e a uma maior sensibilidade.

Todos os meses as mulheres passam por um período de variação hormonal, a famosa tensão pré-menstrual (TPM) e tensão pós menstrual.

Os sintomas mais comuns dessa fase são: irritabilidade, instabilidade emocional, indisposição, inchaço, dores abdominais e nas mamas, cansaço e apatia sem motivos aparentes, mudanças súbitas de humor, tendência depressiva, aumento da ansiedade e dor de cabeça¹,².

Durante a TPM, é muito comum sentir cólicas. Elas podem surgir de 24 a 48 horas antes do primeiro dia do ciclo e acabar só no fim do fluxo menstrual. Contudo, a intensidade da dor varia bastante de acordo com o organismo e o estilo de vida de cada mulher.

Existem diferentes situações que podem causar dor pélvica fora do período menstrual. De modo geral, as mais frequentes incluem: ovulação, endometriose, mioma, doença inflamatória pélvica, adenomiose, estenose cervical e gravidez.

Na verdade, as chances de engravidar durante esse período existem, apesar de serem mínimas. O site “Só Delas” conversou com Rachel de Sá, médica ginecologista da Granato, sobre o porquê dos riscos de gravidez serem mínimos durante a menstruação.