Quanto tempo dura a menopausa?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em média, ela dura entre 4 a 5 anos (3, 6). Durante a perimenopausa, os níveis hormonais oscilam e então declinam, abrindo espaço para novas sensações, sintomas e mudanças. As experiências com a perimenopausa variam muito entre pessoas e culturas.

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais. Perto dos 40 anos, a mulher sofre com a queda da fertilidade, além da redução da quantidade de colágeno e elastina na pele, fazendo com que o processo de envelhecimento acelere e se torne mais visível.

Com isso, há uma dilatação muito rápida dos vasos sanguíneos, fazendo com que haja um aporte maior de sangue para a região da cabeça, do peito e do pescoço, áreas em que a mulher sente o calor intenso. O fogacho geralmente tem duração de 4 minutos e pode acontecer diversas vezes ao longo do dia, começando de repente.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Quais os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo aos 30 anos, na conhecida menopausa precoce. Porém, a partir dos 45 anos, ela é considerada normal. A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão.

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

O principal tratamento para os sintomas da menopausa utiliza estrogênio isolado ou combinado com progesterona para prevenir estímulo endometrial.

Uma pesquisa mostrou que o chá de erva-de-são-cristóvão pode ajudar a reduzir a secura vaginal e as ondas de calor causadas pela menopausa. Mas a pesquisa concluiu que o chá é mais eficaz para mulheres que experimentam a menopausa precoce.

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Terapia de reposição hormonal: vamos entender melhor esse assunto! A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro.

Esse tratamento costuma durar por cerca de 2 a 5 anos.

O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

A menopausa é reconhecida quando a mulher tem seu ciclo menstrual interrompido por 6 meses ou mais, resultado da perda de atividade folicular ovariana. Quando a mulher não realiza adequadamente o tratamento de reposição hormonal, é comum ocorrer um agravo dos sintomas climatéricos listados anteriormente.