Quanto tempo a carne de sol pode ficar fora?

Perguntado por: eportela8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A carne de sol não recebe nenhum tipo de tratamento com conservantes. Por ser realizado de forma artesanal, com pouca salga e desidratação parcial, é um produto bastante perecível, com vida de prateleira curta, de cerca de 3 a 4 dias. A carne de sol é geralmente produzida a partir de cortes nobres de bovinos.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.

Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.

Armazenando o charque dentro ou fora da geladeira
Como removeu toda a umidade da carne ao prepará-la, é possível guardá-la na despensa ou no armário por até dois meses. Caso note traços de umidade no recipiente após alguns dias, desidrate a carne novamente para poder armazená-la por mais tempo.

Como manter seu alimento de forma segura: Não demore para refrigerar os alimentos perecíveis, tais como: carnes, aves, peixes, laticínios e ovos. Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.

Mantendo a carne dentro do pirex (sempre coberto), levar à geladeira por mais 24 horas , escorrendo de vez em quando o líquido que se formará. Após as 24 horas de geladeira, colocar a carne em um saco plástico, levar ao freezer por 8 dias para maturar bem e está pronta para o preparo dos mais variados pratos.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Sal na carne
Um dos métodos mais antigos para evitar com que a carne apodreça fora da geladeira é curá-la com muito sal. O sal cria um ambiente inóspito para as bactérias e diversos microrganismos não conseguem aturar uma concentração de sal maior que 10%.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

Portanto, basta colocar em potes fechados ou embalar a carne e colocar dentro de uma caixa de isopor. Coloque uma quantidade de gelo proporcional à quantidade de carne e feche bem”. Vale ressaltar que este gelo não poderá ser usado para outra função. “A carne poderá soltar suco ou até mesmo sangue durante o trajeto.

O produtor explica que “o processo forma na carne uma camada protetora externa, conservando a maciez e a umidade interna. Além de deixá-la mais saborosa”. O preparo da carne de sol em Campo Maior inicia-se com a transformação da carne em mantas.

Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Esta é provavelmente a maneira mais imediata de descobrir se a carne não está em boa forma. Para qualquer tipo de carne, se tiver cheiro rançoso ou desagradável, não é bom comer.

4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais. Um ponto muito importante: nunca lave a carne depois de deixar de molho, pois pode perder a eficácia do processo.

Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne. Assim, ela permanece conservada por mais tempo.