Porque o caramelo gruda no dente?

Perguntado por: eazambuja4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Aquela calda deliciosa que vai no pudim, no recheio de bolos e cupcakes, na bala que gruda no dente… Existe algo de mágico no sabor de açúcar “queimado”! O que é chamado comumente de caramelização é, na verdade, uma reação química, conhecida como reação de Maillard.

Acrescente uma gota de vinagre ou limão na hora do preparo da calda.

Ponto caramelo (146°C a 155°C)
Ao mergulhá-lo em água fria, a gota desse caramelo endurece rapidamente, não chega a colar nos dedos. O açúcar adquire cor amarelo-clara.

Como corrigir um xarope de açúcar cristalizado
Se lhe acontecer cristalizar o açúcar, não desespere, porque há solução. Basta juntar mais água e usar a tampa da panela. O vapor gerado com a evaporação da água é retido pela tampa e vai dissolver o açúcar.

Coloque água quente e algumas gotas de detergente neutro na panela. Deixe a mistura na panela até que a água fique morna. Esfregue a panela com uma esponja macia para remover o caramelo grudado.

Sua receita leva açúcar, mel, um pouco de sal (para realçar o sabor) e a grande mágica: uma pitada de bicarbonato de sódio, que reage com a mistura, faz tudo borbulhar e torna o confeito aerado.

A adição de bicarbonato aumenta do pH do alimento (fica mais alcalino) e torna os aminoácidos do alimento mais disponíveis para reagir com os carboidratos. Assim, uma pitada de bicarbonato de sódio quando caramelizar cebolas economizará tempo e trará um sabor de caramelo ao prato final.

A cristalização é um problema que ocorre no início do processo de caramelização, o açúcar branco torna-se duro e turvo.

Cozinhar em fogo brando até chegar o ponto de um melado grosso (veja o ponto pingando um pouco de melado num copo de água fria e observe se o mesmo não desmancha nas mãos). Deixe esfriar, passar manteiga nas mãos, pegar uma porção do melado e puxar até ficar amarelo.

Quanto mais o açúcar queima, mais amarga fica a preparação. Ter um bowl de água fria ao lado do fogão e mergulhar a panela para “travar” na cor que se quer é uma dica dada por ele.

Para evitar que a calda cristalize, isto é, que evapore mais água do que o desejado, fique sempre de olho na temperatura dela! Adicionar glucose ou xarope de milho evita que se formem cristais de açúcar na sua calda e ainda a deixa um pouco menos doce!

Nela, as moléculas de sacarose, o açúcar comum, sofrem hidrólise – quebra do composto pela ação da água – formando dois monossacarídeos: a glicose e a frutose. Essa reação forma o chamado açúcar invertido, que auxilia na formação de cristais menores durante a cristalização.

Só o bicarbonato é o bastante, mas o vinagre é ótimo para aumentar o poder de limpeza. Deixe fazer efeito por alguns minutos. Depois é só lavar com uma esponja e detergente comum ou com o desengordurante nas manchas mais resistentes. E pronto, seu fogão estará como novo!

Não descarte junto com lixo doméstico. Este produto não deve ser descartado diretamente nos esgotos, cursos d'água ou no solo. Mantenha suas eventuais sobras em sua embalagem original e hermeticamente fechada, Descartar o conteúdo/recipiente em uma instalação de incineração aprovada.

Limpe com bicarbonato de sódio
Coloque água quente na sua panela queimada, acrescente um fio de detergente e uma colher (sopa) bem cheia de bicarbonato. Deixe de molho até a água amornar e esfregue com a parte menos áspera da esponja até que o açúcar desgrude da panela. Para terminar, enxague como de costume.

Prepare uma pasta de bicarbonato de sódio e água.

  1. Esfregue a solução com mais força nas áreas que estiverem muito queimadas. Aos poucos, a mistura vai começar a ficar marrom. ...
  2. Experimente adicionar vinagre à pasta ou mesmo borrifar um pouco dele na solução já dentro do forno.