Quanto tempo a barriga volta ao normal depois da apendicite?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Recuperação rápida do paciente. Em casos iniciais pode ser possível a alta hospitalar no mesmo dia da operação ou ficar internado no hospital de 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, que não necessitem erguer muito peso, em 1 ou 2 semanas.

Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente. Ou seja, a partir daí já é possível observar resultados do procedimento.

A recuperação após cirurgia para apendicite pode demorar de 1 semana até 1 mês no caso da apendicectomia tradicional, sendo que costuma ser mais rápida na apendicectomia por laparoscopia.

Dicas para reduzir o inchaço pós cirurgia

  1. Alimente-se bem. ...
  2. Use a cinta compressora. ...
  3. Tome água e chás diuréticos. ...
  4. Faça drenagem linfática. ...
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
  7. Faça compressas frias ou geladas.

Os riscos da apendicectomia são bastante reduzidos. Apesar de possíveis, as complicações são pouco frequentes, consistindo geralmente em infeções na zona da incisão, formação de abcessos, hemorragia e hematoma.

Barriga inchada: A barriga pode ficar inchada por conta de acúmulo de gases no intestino ou mesmo fora dele, caso haja um rompimento do apêndice. Febre: A febre aparece quando o sistema imunológico está agindo contra infecções e inflamações, e pode surgir em decorrência de uma apendicite.

Como evitar uma hérnia incisional?

  1. Mantenha um peso saudável. Pergunte ao seu médico quanto você deve pesar. ...
  2. Não fume. Se você fuma, nunca é tarde para parar. ...
  3. Use seu dispositivo de suporte conforme as instruções. ...
  4. Volte às suas atividades habituais conforme as instruções.

Paciência e outros cuidados especiais
Sobretudo, após a operação, o corpo permanece inchado e dolorido durante um tempo, dependendo do procedimento que foi realizado.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Pós-operatório
Quando a doença não estava em um estágio avançado, o paciente geralmente tem uma boa recuperação, podendo variar de dois a quatro dias, dependendo da técnica utilizada e a resposta do organismo. Uma semana depois, é necessário retornar ao médico para saber como está reagindo.

O paciente pode caminhar à vontade (quanto mais caminhar, melhor). Pode subir e descer escadas, se abaixar, se esticar e dirigir o carro. Deve apenas evitar esforços físicos e esportes, como carregar peso, correr, nadar, fazer ginástica - pelo período de 60 dias.

Alimentos gordurosos e doces devem ser evitados no primeiro dia depois da operação. Carne vermelha, frituras, chocolate, bolacha, queijo, sorvete e molho não são indicados. O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, como, aveia e cereais integrais, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Elementos que contribuem para o bom funcionamento do intestino. O esperado é que o paciente consiga evacuar, pelo menos, nos 2 ou 3 dias posteriores à realização da cirurgia. Após este período, recomenda-se procurar o médico para investigar a origem do problema e as possíveis condutas a serem tomadas.

Independentemente da técnica utilizada para realização da apendicectomia, haverá uma cicatriz, e ela precisará de cuidados. O cirurgião fará as recomendações de como realizar a higienização do local e a troca do curativo, a fim de evitar inflamações ou infecções.

Segundo o médico cirurgião Dr. Marcelo Falcão, “só existe uma forma de tratar a Apendicite Aguda, que é por meio da Apendicectomia, uma cirurgia que consiste na retirada do órgão. Por esse motivo, quem já teve apendicite não voltará a ter.”