Quanto maior o processador melhor?

Perguntado por: areis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Quando se fala em processadores e placas, a frequência é um dos principais fatores que determinam seu desempenho. Processadores com maior frequência são capazes de executar mais instruções por segundo, resultando em uma performance mais rápida e eficiente.

Processador Intel: gerações do componente
A cada ano, surge uma nova geração de processadores Intel. Cada uma aposta em avanços tecnológicos em relação à anterior. Assim, quanto maior é a geração de um chip, é natural que isso venha acompanhado de uma melhor frequência e eficiência energética, bem como mais velocidade.

GHz, ou gigahertz, é uma medida de frequência utilizada para descrever a velocidade dos diferentes processadores. Quanto maior for o GHz de um processador, mais rápido ele pode processar informação e melhor o seu desempenho. Neste artigo, iremos comparar o desempenho dos processadores de 2,6 GHz e 2,3 GHz.

AMD Ryzen: Esta é a principal linha de processadores da AMD e pode ser encontrada em modelos de nível básico, como o AMD Ryzen 3 ou AMD Ryzen 5, a top de linha com performances excepcionais, como os AMD Ryzen 7 e AMD Ryzen 9. Os processadores dessa linha contam com vídeo integrado com ótimo desempenho para jogos.

Intel anuncia Core i9-13900KS como CPU mais rápida do mundo com clock de 6 GHz; veja o preço. A Intel anunciou nesta quinta-feira (12) o lançamento do Core i9-13900KS, o primeiro processador para desktop com clock de 6 GHz.

O i5 é um processador multipropósito que oferece um desempenho sólido em jogos, navegação web e tarefas básicas. O Intel Core i7 tem mais poder de processamento, sendo melhor para jogos de alta performance, criação de conteúdo, edição de arquivos multimidiáticos e aplicativos especializados.

Nesta quinta-feira (12) a Intel anunciou a chegada "do processador mais rápido para desktops" atualmente: o Core i9-13900KS. O modelo tem velocidades que chegam na casa do 6 GHz, ultrapassando o próprio i9-13900K e a concorrência externa do Ryzen 9 7950X.

Gigahertz nos roteadores
Esses termos se referem ou a duas bandas de frequência (2.4GHz e 5GHz) ou a três bandas (2.4GHz, 5GHz ou 6GHz).. Nos processadores, essa bandas se referem a comprimentos de onda de rádio que, como explicamos um pouco mais acima, podem ser medidas em GHz.

Este dado é medido em hertz (Hz), sendo que um gigahertz (GHz) equivale a 10^9 hertz e um megahertz (MHz) corresponde a 10^6 hertz. Portanto, um gigahertz é igual a mil megahertz (1 GHz = 1.000 MHz). Quando se fala em processadores e placas, a frequência é um dos principais fatores que determinam seu desempenho.

Para muitos consumidores, a única especificação que importa é a “velocidade” do processador. O que muitos chamam de velocidade é, na verdade, a frequência da CPU (também conhecida como clock). Apesar de ser muito importante, a frequência nem sempre determina tudo o que um processador é capaz de fazer.

Para resumir: A Intel ainda lidera o mercado de CPUs, oferecendo o melhor equilíbrio entre preço e desempenho. Os gamers certamente vão querer uma CPU da Intel, devido às velocidades de clock single-thread inigualáveis. A AMD está cada vez mais competitiva e seu novo chip Ryzen 9 é a CPU mais poderosa ao consumidor.

Uma velocidade de clock de 3,5 GHz a 4,0 GHz geralmente é considerada uma boa velocidade de clock para jogos, mas é mais importante ter um bom desempenho de thread único.

Se você está procurando um notebook acessível que oferece poder de computação superior para um tablet, o Core i3 ™ pode ser ideal para você. No entanto, se você costuma a executar programas que usam muita memória, ou realizar muitas tarefas consecutivas, o i5 pode ser uma opção melhor.

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

Os processadores Intel® Core ™ i7 contém chipsets mais avançados, e oferecerem uma maior capacidade de processamento do que o Core i5 ™.

Nas comparações de desempenho, o Ryzen leva ampla vantagem. Nos dados levantados pela PassMark em seu site CPUBenchMark, o i5 tem desvantagem de 23,6% na pontuação comparada com o rival da AMD: 10.051 pontos contra 13.151.