Quanto maior o nível hierárquico maior a autoridade?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

quanto mais alto estiver o órgão, melhor será a sua dependência em relação aos seus subordinados. quanto mais baixo estiver o órgão, melhor para ter mais autonomia em relação ao maior nível hierárquico. quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e abrangência da atividade.

A diferenciação vertical ou hierárquica supõe que autoridade seja distribuída de acordo com o nível na hierarquia, ou seja, quanto maior o nível, maior a autoridade.

Em toda organização formal existe uma hierarquia. Esta divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de autoridade, tendo os superiores autoridade sobre os inferiores. À medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo.

Estratégico, tático e operacional: os níveis hierárquicos de cargos. Imagine esses níveis hierárquicos de cargos como se estivessem em uma pirâmide. O topo será ocupado pelo Estratégico, o mais elevado. Em síntese, abriga presidentes, diretores e outros gestores da alta cúpula.

Autoridade hierárquica – Essa é a autoridade administrativa, é uma autoridade que tem ser aplicada com muito cuidado. Alguns gestores abusam do poder de autoridade a ponto de desenvolver constrangimento aos seus subordinados, levando o mesmo a ter problemas psicológicos e colocando em situação de desentendimento.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Autoridade é o direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer. Em uma organização, existe uma escala hierárquica, onde quem está em cima na hierarquia manda em quem está embaixo. Por exemplo, o chefe tem autoridade sobre o seu subordinado, pois este está abaixo dele na escala de hierarquia.

É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

Estrutura hierárquica
A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando.

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho. Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional.

Chief Executive Officer

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

A hierarquia ajuda a organizar o trabalho
Para que o trabalho e os processos fluam de modo harmonioso, produtivo e eficiente, existe a hierarquia. É desta forma que se organiza o trabalho.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

Esta ordem é uma ordem hierárquica. Isto significa que na família há alguns que têm uma posição mais elevada e por isso vêm primeiro, e outros que têm uma posição mais baixa e vêm depois. A ordem da hierarquia é determinada pelo momento do pertencimento.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

Vantagens da Estrutura Hierárquica

  • Clareza de Papéis e Responsabilidades. ...
  • Eficiência na Tomada de Decisões. ...
  • Estabilidade e Previsibilidade. ...
  • Facilita o Controle e a Supervisão. ...
  • Comunicação lenta. ...
  • Falta de inovação. ...
  • Pode promover a competição, não a colaboração. ...
  • Pode ser desmotivador.