Quantas vezes uma pessoa pode ter um AVC?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Após o AVC, é necessário mudanças no seu estilo de vida para melhorar a sua saúde. O AVC pode acontecer com qualquer um, independente da idade. Se você teve um AVC , tem o risco real de ter um novo.

AVC: quase dois terços dos pacientes não sobrevivem mais de uma década depois, mostra estudo.

AVC pela segunda vez
O AVC é uma doença que tende a se repetir. Por isso, a necessidade de grande atenção dá-se pelo segundo episódio ser ainda mais grave do que o primeiro, já que o paciente pode manter as sequelas, que se somam, impondo ainda mais limitações à qualidade de vida dele.

Levar a pessoa até o hospital assim que os primeiros sintomas surgem, é o que determina o nível de sequelas que o paciente poderá sofrer. Tratar estas sequelas e voltar à vida normal, nos dias de hoje, não é uma promessa ou sonho, mas sim, uma possibilidade plenamente alcançável.

A Associação Americana de AVC mostra um número preocupante: 1 a cada 4 sobreviventes de AVC ou infarto relacionados a coágulos, terá outro.

alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros de um​​ dos lados do corpo; perda súbita de visão em um ou nos dois olhos; dor de cabeça​ intensa e súbita; dificuldade para falar e compreender o que os outros estão falando.

A possibilidade de reversão do problema vai depender da extensão do derrame, da área do cérebro atingida e dos tipos de tratamento disponíveis. Entre as principais sequelas que um AVC pode deixar estão a morte, em 25% dos casos, perda da fala, dos movimentos ou do contato com o meio externo (estado vegetativo).

Quanto tempo antes do AVC aparecem os sintomas? A verdade é que não há tempo a perder diante de uma suspeita de Acidente Vascular Cerebral. Isso porque os sintomas surgem de forma repentina, indicando que uma ou mais áreas do cérebro já estão em sofrimento.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.

A confirmação do tipo de AVC é realizada por meio de exames de imagens específicos, como a tomografia, ressonância ou angiografia dos vasos cerebrais. “O AVC acontece subitamente, e a partir daí cada minuto é importante para o resultado final.