O que provoca azia e refluxo?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

– refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

O refluxo ocorre por uma falha no esfíncter que existe na base do esôfago. Esse esfíncter funciona como uma espécie de válvula, que controla a passagem de materiais nessa região – tanto o que desce para o estômago quanto impedindo os sucos gástricos de subirem.

A azia e queimação são sintomas bastante comuns para quem sofre com o Refluxo. Essa é uma doença que acomete uma em cada cinco pessoas. A maioria delas consegue ter um controle e um tratamento com medidas simples como a melhoria da alimentação e a correção de hábitos.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Então como aliviar a azia? 1 – A princípio, é recomendado evitar se deitar por pelo menos duas horas depois de comer. 2 – Evite alimentos gordurosos, chocolate e frutas cítricas também podem colaborar para a azia. 3 – Medicamentos antiácidos podem aliviar os sintomas imediatamente.

Quando não tratada adequadamente, a condição pode ser perigosa, causando várias complicações.

Além de incluir em sua dieta os itens que amenizam os sintomas, é importante evitar alguns tipos de alimentos para obter sucesso no tratamento do refluxo. Frituras com óleos vegetais são altamente prejudiciais, assim como todos os alimentos processados. Chocolate, açúcar e adoçantes também não são recomendados.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Se a azia vier acompanhada de vômito com sangue, fezes escuras ou avermelhadas, dor ou sensação de aperto no peito, perda de peso sem causa aparente, tosse ou dificuldade para respirar, ou os sintomas piorarem com o uso de antiácidos, o médico deve ser consultado com urgência.