Quantas vezes tem que lavar as partes íntimas?

Perguntado por: lnogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

Em dias quentes, a higiene íntima deve ser realizada entre três e quatro vezes ao longo do período. Também deve ser feita após atividades intensas, como prática de esportes, caminhadas, etc. Não use constantemente o absorvente diário, que é feito com nylon.

O ideal é usar sabonetes neutros.
Mas as chamadas duchas íntimas não são indicadas para isso. Ao se limpar com o papel higiênico, sempre faça o movimento no sentido da frente para trás (da vulva para o ânus). Na hora de se vestir, você também deve estar atenta à sua região íntima.

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias.

Água e sabonete neutro
Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água!

A maneira correta é passar o papel de frente para trás, ou seja, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

Quais tipos de corrimentos são normais? De forma geral, os corrimentos considerados normais são incolores ou levemente branco-amarelados e sem odor. Além disso, dependendo do ciclo menstrual, o corrimento pode ser mais espesso ou líquido.

O sabonete íntimo da Racco é considerado um dos melhores do tipo, sendo um dos queridinhos dos ginecologistas.

Utilize roupas íntimas de algodão e lave as peças apenas com água e sabão neutro (líquido ou em barra). A higiene da vulva também deve ser feita só com água e sabonete neutro (não use sabonete na área interna da vagina). É importante lavar a região externa diariamente e após o sexo.

Corrimento branco:
Se o seu corrimento é fino, sem odor forte e entre uma cor clara até uma cor branco leitoso ou creme, não há necessidade de se estressar: são sinais positivos de que tudo está saudável e normal.

Mesmo os lenços próprios para a vagina (que possuem um pH mais adequado para a essa parte do corpo) devem ser usados apenas na parte externa, nunca próximo ou dentro do canal vaginal.