O que faz piora a candidíase?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Carne e massa estão entre os alimentos que pioram a candidíase; veja outros. Ocorreu um problema.

Uso frequente de roupas muito apertadas ou úmidas
O problema está em passar o dia com peças que deixam pouco espaço para o ar circular na região íntima e ainda favorecem o acúmulo de umidade. Esses dois fatores são um “prato cheio” para o crescimento de fungos.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

dormir sem roupa íntima; evitar relações sexuais sem proteção durante o tratamento.

Evite o uso de substancias que podem irritar ou provocar alergia na região íntima, como talco, perfumes, sabonetes ou desodorantes íntimos⁴; Embora a candidíase vaginal não seja considerada uma Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sempre use preservativo nas relações sexuais⁴.

Agora, se você optou mais vezes pela alternativa B, é melhor ter cuidado. Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

Bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio pode ser utilizado tanto para combater a candidíase oral quanto a vaginal. Para tratar a candidíase na boca, prepare uma solução a 5% (50 gramas de bicarbonato para 1 litro de água) e faça bochechos, cuspindo o produto em seguida.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

“A candidíase pode estar associada à baixa imunidade, uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticoides, e até mesmo à alimentação”, explica Poliniani. Além desses fatores, há o famoso biquíni molhado.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.