Quantas palavras são necessárias para se comunicar em inglês?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Sim, há uma contagem de palavras para ser considerado fluente. Dessa forma, se você tiver um vocabulário de cerca de 3000 a 4000 palavras, você conseguirá ler revistas e jornais tranquilamente.

1.200 horas

De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático. Mas não se assuste, viu?

Você é capaz de entender algo que leu ou escutou sem perceber que estava processando as informações em outro idioma. Você passa a compreender tudo de forma tão natural, que nem percebe que o conteúdo estava em outra língua, seja ao assistir o noticiário noturno ou ao ler um texto com diversos parágrafos.

De forma mais concreta é possível considerar que é fluente na língua inglesa quem atinge o nível B2 da escala CEFR (QECR), não necessitando conhecer todas as palavras, nem dominar o idioma como um nativo, mas sim usá-lo nas mais variadas situações conseguindo entender e responder sem hesitação e dificuldade.

Quantas palavras você deve aprender para se comunicar em inglês? A quantidade média de palavras que uma pessoa conhece pode variar muito, mas de acordo com os especialistas em dicionários, um falante nativo conhece e usa cerca de 20.000 palavras.

É possível sim, mas não é fácil. É com certeza muito mais possível para quem já tem conhecimentos no idioma. Para quem está começando, é um desafio enorme. Imagine, por exemplo, começar a tocar um instrumento hoje.

Aliás, é totalmente possível aprender os fundamentos do inglês em três meses do que ficar totalmente fluente. Além disso, é fundamental ter em mente que a aquisição do idioma é um processo contínuo e que manter e aprimorar a proficiência em inglês requer prática e aprimoramento.

Cerca de 2200 palavras para ler na totalidade.

De 1500 a 2000 palavras — Nível intermediário de vocabulário. Com esse nível, você deve conseguir lidar com as conversas do dia-a-dia, ainda que com um vocabulário limitado.

O nível intermediário de inglês é aquele em que a pessoa já possui uma compreensão básica da língua e é capaz de se comunicar em situações do dia a dia. Nesse nível, a pessoa consegue entender e se fazer entender em conversas simples sobre temas conhecidos, como hobbies, família e trabalho.

Pensando na raiz da palavra, pode-se de imediato concluir que ser bilíngue é ter proficiência total em duas línguas, ou seja, fazer uso de duas línguas com a mesma fluência. Contudo, não existe um consenso entre os teóricos acerca de uma definição simples e concisa sobre as aptidões de um sujeito bilíngue.

Como identificar o inglês avançado? Quem tem inglês avançado é capaz de entender textos longos e qualquer conversa, inclusive, com expressões mais difíceis e gírias comuns faladas no dia a dia. Ao atingir esse nível de inglês, é possível diferenciar os gêneros de textos e ter um vocabulário mais técnico e acadêmico.

Lembre-se: embora um falante nativo do inglês possua um vocabulário de 20.000 palavras ou mais, aprender apenas 3.000 palavras é o suficiente para compreender a maior parte da escrita e conversação cotidiana na língua inglesa, contanto que você utilize as listas certas.

Árabe

1. Árabe. Para aprender árabe, você precisa estudar um novo alfabeto e se acostumar a ler da direita para a esquerda. Muitos dos sons dessa língua são difíceis para dominar completamente, e a gramática está repleta de verbos irregulares.

É o toki pona (“língua simples”), com cerca de 120 palavras e 14 letras. A canadense Sonja Lang criou o idioma em 2001 para reduzir as ideias ao nível mais básico possível – dá para aprender a língua em 30 horas.

18 anos de idade

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), realizado em 2018 com mais de 500 mil pessoas, mostra que a idade ideal para aprender inglês com facilidade é até os 18 anos de idade. Entretanto, especialistas sugerem que para ser fluente, a idade ideal é até os 10 anos.