Quantas faltas podem ser cometidas no handebol?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Durante a posse da bola, ela poderá ser segurada nas mãos por 3 segundos e o jogador não poderá dar mais de 3 passos sem repassá-la ou arremessá-la para fazer o gol. Se ele empurrar outro jogador, levará advertência.

Deverão ser punidos, com uma exclusão de jogo pelo tempo de 02 minutos, os jogadores que praticarem falta de substituição, faltas repetidas, conduta antidesportiva, entre outras situações. A exclusão, que será sempre de 02 minutos, poderá ser atribuída a um mesmo jogador por até duas vezes durante a partida.

Uma curiosidade é que as faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro. São dois árbitros por jogo, auxiliados por um cronometrista e um secretário responsável pela súmula. O famoso tiro de sete metros é caracterizado pela falta sobre um atacante, quando ele, ao arremessar a bola ao gol, é impedido por uma falta.

Resposta. Principais faltas: Dar mais de três passos sem bater ou passar a bola.

As punições no handebol são bastante rígidas e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desclassificação com o vermelho.

As faltas são cometidas quando há toque de bola com os pés ou outras partes do corpo. Também é considerado falta se um jogador tentar arrancar a bola das mãos de outro.

É falta segurar, bater, empurrar ou passar rasteira no adversário. O atacante não pode fazer carga contra um jogador da defesa. Falta grave: o cartão amarelo indica advertência. O segundo cartão amarelo de um jogador (ou o quarto da equipe) o tira da quadra por dois minutos (exclusão).

Agressões, condutas anti-desportivas e irregulares podem ser passíveis de advertências, cartões, expulsões e arremessos livres com barreira ou cobrados na linha de 7 m, sendo essa a penalidade máxima.

Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza. É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.

três segundos

O jogador só pode dar três passos com a bola na mão e não poderá ficar mais de três segundos com a bola na mão. Após quicar a bola e segurá-la, o jogador não poderá mais quicá-la.