Quais os benefícios de jogar handebol?

Perguntado por: egois . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

“O handebol melhora o condicionamento físico por ser uma atividade que envolve muita agilidade, fortalecendo os músculos do corpo inteiro. Também ajuda a emagrecer, já que queima até 750 calorias por partida”. Há também o benefício psicossocial, sendo o handebol um esporte coletivo.

“O handebol melhora o desempenho cardiorrespiratório e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura do corpo inteiro, aprimora a coordenação motora”.

O handebol contribui para o desenvolvimento motor, nas capacidades coordenativas, na percepção e conhecimento do próprio corpo, a percepção e estruturação espacial. Este esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.

Os conteúdos específicos do handebol podem ser classificados em: progressões, fundamentos, táticas individuais ofensivas, táticas individuais defensivas, táticas coletivas ofensivas, táticas coletivas defensivas, os postos específicos ofensivos e os postos específicos defensivos.

Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta. A Empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do Handebol, trata-se do ato de segurar a bola de Handebol com uma das mãos.

Para sua pratica são essenciais certas habilidades físicas, uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciência do Esporte aponta as principais qualidades físicas necessárias para a prática do handebol são elas: força, potência, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, destreza e equilíbrio ...

Handebol

  • Pontos Positivos : – Sociabilização por ser um esporte coletivo também. ...
  • Desvantagens: – Risco de acidentes por causa do contato “corpo a corpo” ...
  • Tempo desejável de prática: ...
  • Gasto calórico médio. ...
  • Indicado para: ...
  • Conselho Bemstar.

O ponto negativo, do desenvolvimento do handebol como desporto de massas, é o fator financeiro que não é adequado para a promoção de eventos de grande impacto. Tais eventos promoveriam este desporto de forma ascendente e dominadora, visto que o handebol possui requisitos para tanto.

Os riscos físicos identificados foram luxações, tendinites, lesões crônicas, estiramentos, distensões musculares (peitorais, tríceps e bíceps braquiais, abdômen), rompimento de ligamento ou de cápsula articular, deformidades articulares, lesões de menisco, dores, formação de quistos, desvios posturais, fraturas de ...

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

Objetivo(s)
Praticar o handebol com todos os alunos. Aprender estratégias como: postura individual defensiva, deslocamentos com e sem a bola, paradas bruscas, mudanças de direção, identificação de companheiro desmarcado, utilização racional do drible, adaptação à bola e recepção, passe e arremesso.

Uma abordagem lúdica desse esporte praticado em equipe traz para as crianças não apenas benefícios físicos e psicomotores, como também habilidades relacionadas ao convívio social.

É considerado um esporte de invasão, pois os participantes devem levar a bola usando os pés até a quadra adversária e inseri-la no gol. Para isso, usam técnicas como drible, chute, condução e passe. O handebol foi criado na Alemanha em 1919 e em sua origem era jogado em gramados, hoje é executado em quadras fechadas.

As posições ocupadas pelos jogadores são:

  • goleiro;
  • pivô;
  • armador central;
  • armador direito;
  • armador esquerdo;
  • ponta direito;
  • ponta esquerda.

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.

O handebol não é muito popular no Brasil, talvez pelo fato de ser raramente transmitido pela televisão. É parecido um pouco com o futsal, entretanto, em vez de usar os pés, os jogadores usam as mãos. Por isso, o nome em inglês: hand (mão) + ball (bola).