Qual a melhor dieta para quem faz crossfit?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

De acordo com a nutricionista Nathi Loyola, a base da dieta para Crossfit deve ser a comida de verdade. Ou seja, frutas, folhas verde-escuras, carboidratos complexos, grãos e proteínas magras. Gorduras? Só as consideradas “boas” para o organismo (óleo de coco, óleo de gergelim, castanhas e abacate, por exemplo).

Além disso, os praticantes de crossfit normalmente utilizam a dieta paleolítica como base da sua alimentação, que é composta de alimentos que venham diretamente da natureza sem passar grandes alterações na indústria, como carnes, peixes, frutas, legumes, folhas, oleaginosas, raízes e tubérculos, cozidos ou grelhados.

Quem pratica crossfit deve consultar o nutricionista para montar uma dieta baseada em suas características pessoais, objetivos e necessidades específicas. O profissional de saúde provavelmente irá recomendar a adoção de uma alimentação balanceada, mas poderá dar outras dicas específicas.

– Pré-treino: antes de cada sessão, é fundamental garantir os estoques de glicogênio do fígado e dos músculos, com fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce roxa com a casca, batata inglesa com casca, milho com fio de azeite, açaí puro batido com morango ou banana, abacate amassado ou batido ...

β-alanina: Segundo a farmacêutica, é o suplemento mais eficaz para aumentar o tempo de exaustão de forma confiável e, além disso, o suplemento estende os efeitos benéficos da creatina. Vitamina D: “A vitamina D fortifica os ossos, melhorando a resistência durante os exercícios.

Apenas 30 minutos por dia da modalidade queima até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar seu metabolismo.

Os benefícios do crossfit, como a definição muscular, aumento de resistência e de força e liberação de hormônios para o bem-estar, são consequências dos treinos intensos e de curta duração estabelecidos para essa modalidade.

Levantamentos estatísticos do site apontam que são necessários de 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

O CrossFit pode fazer muito bem para o corpo, a mente e o espírito, mas é preciso ter moderação. E, claro, não existe regra. É preciso entender os limites e necessidades do seu corpo – para uns, treinar três vezes por semana é muito; para outros, pouco.

A cada dia, o aluno faz um treino diferente e trabalha diversas capacidades físicas ao mesmo tempo, como força, resistência, potência, coordenação etc. Por ser intensa, atividade proporciona um grande gasto calórico, o que contribui para perder gordura e definir a musculatura.

É possível perder até 400 calorias em uma hora dessa prática física. Já os treinos de cross training para emagrecer são em um circuito de cerca de 1 hora, trabalhando todos os grupos musculares e praticando também exercícios aeróbicos. Em uma aula é possível perder até 800 calorias.

Não é necessário nenhum pré-requisito para começar o crossfit. É indicado para pessoas de qualquer faixa etária, mesmo quando possuem necessidades físicas específicas, como no caso de pessoas idosas, sedentárias ou com alguma doença.

O horário da refeição pré-treino é fulcral. Cerca de 2 horas antes do treino, devem-se privilegiar refeições ricas em hidratos de carbono de baixo índice glicémico, ou hidratos de carbono complexos, como o pão integral/mistura, feijão, lentilhas, massa, arroz integral, batidos de fruta, iogurte magro, por exemplo.

Por isso, o melhor caminho para montar um treino de crossfit para emagrecer é contar com ajuda dos instrutores do box ou de um personal trainer. Esse treino, na prática, será totalmente voltado para aumentar a queima calórica, com mais repetições e num ritmo bastante intenso.

O emagrecimento é decorrente dos exercícios utilizados na prática, como saltar, pular, empurrar pneus, pular corda, realizar flexões, agachamentos, movimentos como o thruster, que mexem o corpo todo, além de abdominais e todos os tipos de movimentos possíveis em forma de um circuito que variam em cada aula.

Quantas vezes por semana é indicado o CrossFit? A frequência do treino Par quem está começando, o ideal é duas vezes por semana. A partir da terceira ou quarta semana, pode-se fazer três vezes.