Quantas esposas Davi tinha e quantas concubinas?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba. Mas Davi teve também outras mulheres, entre esposas e concubinas, como por exemplo, a jovem Abisague.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12).

Mical (em hebraico: מישל) foi uma princesa do Reino Unido de Israel, filha mais nova do rei Saul e primeira esposa de Davi, que mais tarde se tornou rei, primeiro de Judá, depois de Israel.

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

1 Sm18:1 E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. 1 Sm 16:21 Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.

Mical, filha de Saul, casou com Davi mas não teve filhos. Ainoã (não confundir com outra Ainoã, que foi esposa de Saul) teve: Amnom, primeiro filho de Davi - ele violentou sua meia-irmã Tamar e depois foi assassinado por seu meio-irmão Absalão.

Uma mulher de Jezreel, da tribo de Judá. David a tomou como esposa (junto com Abigail) depois que Mical foi entregue a outro homem. (1 Samuel 25:43 e 1 Samuel 27:3). Ela acompanhou Davi ao seu exílio na Filístia, foi capturada por incursores amalequitas em Ziclague, e foi resgatada ilesa.

A trajetória de Mical na série Reis chegou ao fim com a morte da personagem na oitava temporada, A Consequência. Na trama, a israelita tentou apartar uma briga entre Maaca (Michelle Martins) e Ainoã (Raquel Anastásia) no harém, mas foi empurrada, bateu a cabeça e desmaiou.

Davi desmascara Mical e ordena que ela fique presa até a morte.

Por que Mical não teve filhos? Julgam alguns intérpretes que a esterilidade de Mical era um julgamento de Deus contra a linhagem de Saul, pois seus futuros filhos não poderiam competir com os filhos de outras mulheres, que poderiam ocupar o trono após Davi.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.