Quando virá dama no truco o que vale?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Obs: no truco, o Valete vale mais que a Dama.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam.

As cartas de baralho tradicional são numeradas de 2 a 10. O restante é figurado em ás (A, que equivale a um), valete (J, correspondente ao número 11), dama (Q, vale 12), rei (K, vale 13) e o coringa, ou joker, que garante benefícios a quem fica com ela.

Os Valetes ganham a todos por ordem (do maior para o menor): Paus->Espadas->Copas->Ouros. A sequência de cartas para uma cor de trunfo: Valete de paus, Valete de espadas, Valete de copas, Valete de ouros, Ás, Dez, Rei, Dama, Nove, Oito, Sete.

Manilhas são as cartas com maior valor no Truco. No Truco Mineiro, as manilhas são fixas. O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Em caso de empate - Pode acontecer de uma ou mais rodadas ficar empatadas, daí segue-se a seguinte regra: - Se o empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda vence. - Se o empatar na segunda rodada quem ganhou a primeira vence. - Se o empatar na primeira e segunda rodada, quem fizer a terceira vence.

O jogador que embaralha vira uma carta após distribuir as cartas para os jogadores. Esta carta é chamada Vira, ela define as manilhas da rodada (não aplicável para algumas variações do jogo). Manilhas são as cartas com maior valor no truco, acima do 3.

Quando possível, a captura é obrigatória e deve ser feita de forma a eliminar o máximo possível de peças adversárias. A vitória ocorre ao capturar todas as peças do adversário, imobilizá-lo ou deixá-lo com, no máximo, uma peça contra uma Dama.

Ás vale 11 pontos sete vale 10 pontos rei vale 4 pontos valete vale 3 pontos dama vale 2 pontos seis, cinco , quatro , três, dois todas sem pontuação.

“A DAMA E SUA FORÇA”
e ela anda tanto para frente como para trás e quantas casas quiser dentro da mesma diagonal. A dama não pode saltar sobre uma peça da mesma cor. No movimento de captura com dama, ao capturar uma peça adversária nossa dama pode parar em qualquer casa livre após a peça capturada.

As cartas de baralho (2 a 10, valete, dama, rei e coringa) são divididas em quatro naipes: espadas (), paus (), copas () e ouros ().