Quando um processo e arquivado o que acontece?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

O arquivamento do processo é uma ação no sistema para informar que o processo foi arquivado e não terá mais movimentação. Significa, portanto, que sua tramitação cessou, e se caracteriza pelo fim da ação administrativa que determinou a produção do documento.

ARQUIVAMENTO DEFINITIVO, é realizado em processos com sentenças transitadas em julgado ou com decisões que põem fim a incidentes processuais e não mais podem ser modificadas por meio de agravo. Em ambos os casos, para o SCP Virtual e para a Estatística de Judicância, o processo se acha no estado de 'Julgado'.

Caso o juiz verifique que a instauração de inquérito policial é abusiva, o Poder Judiciário tem o dever de interromper seu prosseguimento. Não sendo necessário, para isso, requerimento do Ministério Público, ainda que este seja o titular da ação penal.

Quando um processo é baixado ele se torna indisponível para consulta e pesquisas dos usuários comuns. Já quando o processo é arquivado, apesar de não estar mais em tramitação, ele ainda fica disponível para consultas e pesquisas, por qualquer usuário.

Sim, um processo que foi arquivado pode ser reaberto. O arquivamento não encerra o processo, mas apenas o suspende temporariamente. Em alguns casos, o processo pode ser desarquivado automaticamente, como por exemplo, nos casos em que há pagamento de custas processuais.

Após o arquivamento definitivo, o processo deixa de estar ativo e fica registrado nos arquivos judiciais, como parte da história jurídica. Após o arquivamento definitivo, as partes envolvidas podem seguir com suas vidas sem a necessidade de tomar medidas relacionadas àquele processo específico.

Arquivado vem do verbo arquivar. O mesmo que: anotado, conservado, guardado, catalogado.

Quando um processo judicial é arquivado, isso significa que ele foi encerrado de forma definitiva.

Significa que um juiz ou uma juíza determinou o arquivamento do processo, porque não é cabível mais nenhum recurso.

Entretanto, o artigo 268 do CPC determina a perda do direito de ação daquele que tiver motivado o arquivamento do processo por três vezes, devido ao abandono da causa por mais de trinta dias.

Ainda de acordo com a nova norma, os processos estarão aptos à eliminação após cinco anos do arquivamento definitivo.

Como desarquivar um processo
Para desarquivar um processo é necessário fazer uma petição direcionada ao cartório onde os autos tramitaram, justificando o pedido de desarquivamento. O desarquivamento é um serviço GRATUITO, sem pagamentos de custas.

Indica que o processo foi arquivado. Isso ocorre nas situações em que não há expectativa de prosseguimento do processo.

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.