Quando um lado da barriga fica maior que o outro na gravidez?

Perguntado por: ecunha7 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

É comum que algumas mulheres fiquem preocupadas ao se depararem com a sua barriga e ver que há barrigas diferentes na gravidez, mas temos que saber que isso é normal! Há barrigas que crescem mais e mais rápido, outras que apontam mais, e portanto, todas elas são diferentes e variam de mulher pra mulher.

Se você já está no último mês de gestação e sua barriga não ficou baixa, não se preocupe, muitos bebês nascem sem estar exatamente encaixado e isso não é um problema. Fazendo o pré-natal corretamente, o médico saberá avaliar qual o momento certo para o parto.

Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.

A gestação provoca o alongamento dos músculos abdominais, podendo causar a separação das duas bandas musculares deixando a barriga mais protuberante, sendo percebida após o parto.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

O torcicolo infantil (tor-ti-col-lis) é facilmente diagnosticado pelos músculos tensos de um lado do pescoço, o que deixa a cabeça do bebê inclinada ou girada para um só lado. O torcicolo em bebês é comum - alguns estudos relatam que afeta 3 em cada 100 bebês.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

É melhor a gestante dormir sobre o lado esquerdo do corpo
Verdade. Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Em geral, a saliência mais visível aparece entre a 16ª e a 20ª semana, que equivalem ao quarto e ao quinto mês de gestação. No oitavo mês a barriga chega à altura máxima, podendo reduzir de tamanho no nono mês, com a descida e o encaixe do bebê na pelve materna, como preparação para o nascimento.

Ainda que seja possível, há também a dúvida sobre o pequeno estar em perigo quando a mãe faz esse movimento de “esvaziar” a barriga. No entanto, a Dra Karen esclarece que não é o caso. “Para o bebê, isso não faz a mínima diferença porque ele está dentro de um espaço de líquido amniótico.