Quando a pele fica bonita na gravidez?

Perguntado por: egil . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Sugestão ou realidade? Pura realidade! As mudanças na pele na gravidez que a tornam tão luminosa são consequência do aumento na circulação da epiderme. Assim, torna-se mais rosada e luminosa.

Manchas e melasma
O melasma – caracterizado por manchas escuras na pele – é muito comum durante a gestação. Costuma afetar principalmente o rosto e, de forma geral, tende a desaparecer natural e progressivamente após a gravidez.

Utilizar vitaminas e suplementos orientados pelo obstetra é fundamental! Além disso, usar sabonetes suaves para o banho, hidratar bem a pele diariamente e evitar produtos químicos que possam causar irritação são alguns cuidados simples que ajudam a manter a pele saudável e bonita.

De acordo com a médica, durante a gravidez, a mulher pode apresentar diversas alterações na pele. Entre as mais comuns estão as modificações pigmentares, como o melasma - manchas escuras que, geralmente, aparecem no rosto - e a hiperpigmentação, como o escurecimento da aréola mamária e o aumento de sinais na pele.

Devido à produção do hormônio da gravidez HCG aumentam os níveis de progesterona, elevando também a oleosidade do couro cabeludo. Isso resulta em cabelos mais brilhosos e com muita maciez.

No primeiro mês a gestante não percebe que está grávida. Os sintomas são parecidos com a TPM, porém, mais intensos. Nesta época acontece a liberação de um hormônio chamado HCG e a interrupção da menstruação. É muito comum sentir dores nas mamas e dores abdominais.

É importante lembrar, porém, que algumas partes do corpo da mulher ficam naturalmente escurecidas, como o mamilo, a vulva e a linha do meio da barriga. Sendo considerada uma característica fisiológica. A prevenção ainda é a melhor solução para se ver livre de manchas durante a gestação.

Estas manchas ocorrem por volta dos 6 meses de gestação e, além da face, podem aparecer nas axilas, virilha e barriga. Apesar de comum, seu surgimento pode ser facilmente evitado ou diminuído. Afinal, afeta fortemente a estética da mulher.

Caminhada, natação, alongamento e hidroginástica, por exemplo, são muito indicados para as gestantes. Vale lembrar, que a intensidade dos exercícios dependerão de fatores como: tempo de gestação, histórico de atividade física da grávida, idade da gestante, entre outros.

Quais são os primeiros sinais de estrias na gravidez? Entre os primeiros sinais estão a coceira, vermelhidão e inflamação da pele. As estrias vermelhas na barriga começam a aparecer na gravidez a partir de 25 semanas ou 6 meses de gestação, época de maior desenvolvimento do bebê.

Elas, geralmente, aparecem a partir do fim do terceiro trimestre de gestação. O estímulo hormonal, por si só, é uma causa para maior ativação melanocítica e hiperpigmentação. Entretanto, a exposição à radiação ultravioleta é um fator agravante, que pode intensificar o problema!

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

De acordo com a médica, a gravidez não deixa a pele oleosa. “Porém, os medicamentos que as mulheres tomam no início da gestação, em especial o ácido fólico que é fundamental para o feto, podem causar acne na maioria das grávidas”.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.

Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

Por causa disso, pernas e pés ficam mais inchados", explica a médica. Além disso, as variações hormonais decorrentes da gravidez eleva a produção da progesterona, o que pode alterar funções gástricas e interferir nas articulações. O motivo para toda essa mudança é um só: preparar o corpo para o momento do parto.