Porque estou ovulando e não engravidei?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Outra possibilidade em ovular e não engravidar é a seleção natural, que é uma recorrente em casais em idade fértil. Algumas vezes a mulher nem se dá conta que ovulou e houve a fecundação, porque a fecundação só será promissora se houver a nidação (implantação no útero).

Os distúrbios ovulatórios estão entre os possíveis motivos para não conseguir engravidar, sendo ligados a 20% dos casos de infertilidade em pacientes com ciclos irregulares. Isso porque, eles podem levar à baixa frequência de ovulações ou à anovulação (interrupção completa).

É importante ressaltar o fato de que se a mulher já tem outros filhos não garante que ela seja fértil para uma próxima gestação.

  1. Endometriose. ...
  2. Idade avançada. ...
  3. Miomas. ...
  4. Infecções. ...
  5. Síndrome do Ovário Policístico.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

Portanto, quando as relações sexuais ocorrem até quatro vezes no intervalo de sete dias, eleva-se a possibilidade de haver espermatozoides na região das trompas. Consequentemente, se a mulher estiver ovulando ou perto de ovular, isso aumenta as chances de engravidar. Logo, planejar o sexo vale muito a pena!

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Ácido fólico: a vitamina B9, também conhecida por ácido fólico, é popular entre quem quer engravidar ou está nos primeiros meses de gestação, já que não protege só contra malformações do tubo neural do bebê, mas também aumenta as chances de gravidez.

Não há uma resposta simples, e tudo depende de uma série de fatores como a condição de saúde, estilo de vida, idade e frequência sexual. Casais subférteis podem engravidar após um ano, enquanto outros com diagnósticos mais complexos podem precisar de um período menor, cada caso é um caso.

Estresse
O estresse crônico ou grave leva à anovulação, condição causada quando o óvulo não chega a ser liberado pelo ovário para ser fecundado. Essa condição também provoca amenorreia – ausência de menstruação.

Manhã é melhor momento do dia para engravidar, aponta estudo.

Faça sexo perto da época da ovulação. Ter relações sexuais todos os dias às vezes não é possível. Porém, o ideal é fazer sexo a cada dois ou três dias por semana, começando logo após o final do período menstrual. Isso pode ajudar a garantir que você tenha relação sexual quando estiver mais fértil.

Assim, como a ovulação em um ciclo menstrual regular acontece no 14º dia após o início da menstruação, o período fértil ocorre entre o 11º e o 16º dia. Durante essa fase a mulher tem mais chance de engravidar, por isso, o casal deve ter relações sexuais durante esse período.