Qual gravidez da MAS preguiça?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte. Isso porque o corpo sofre mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta. É comum que algumas gestantes apresentem queda da pressão arterial, o que também traz a sensação de fadiga.

O sono na gravidez é um dos primeiros sintomas que aparecem
maiores as taxas de progesterona, menor é o risco de um aborto espontâneo ou de nascimento prematuro? Portanto, são os hormônios os responsáveis por essa “baixa de energia”, pela fadiga e pela sensação de cansaço nos primeiros meses.

Dois tipos de dor de cabeça são as mais frequentes na gravidez: a tensional e a enxaqueca. A dor de cabeça tensional é incômoda mas não faz mal para o bebê. Já a enxaqueca pode estar relacionada a um risco maior de pré-eclâmpsia.

Alterações no sono durante a gravidez
Cerca de 65% das gestantes relatam má qualidade de sono e, conforme estudos americanos, outros distúrbios do sono podem ser percebidos ao longo da gravidez. A vontade excessiva de dormir tende a passar depois do primeiro trimestre.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Mulheres grávidas de meninos também podem sofrer enjoos importantes durante a gravidez.

Durante o primeiro trimestre, um teste de gravidez caseiro pode confirmar seu palpite de que você está grávida, e um ultrassom no consultório médico indicará que você está grávida de gêmeos. Embora as primeiras semanas sejam tranquilas, os primeiros meses são muito emocionantes.

O cansaço e o sono têm origem nas alterações hormonais e fisiológicas que o corpo da mulher começa a sofrer já nas primeiras semanas de gestação. Entre os vários hormônios que se alteram na gravidez, a progesterona é o que se destaca mais.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

Segundo o ginecologista Domingos Mantelli, todo alimento de gosto ou odor acentuado pode piorar enjoos e náuseas, portanto, o consumo de café deve ser diminuído ou cortado da dieta.