Quando se usa itálico?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Use itálico em: Título de produções artísticas, literárias, técnicas e científicas: livro, filme, peça de teatro, tese, estudo, relatório, pesquisa, disco, música, show, exposição, obra de arte.

Uso de itálico

  1. a) títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos, etc.) ...
  2. b) palavras e as expressões em latim ou em outras línguas estrangeiras não incorporadas ao uso comum na língua portuguesa ou não aportuguesadas.
  3. a) nome próprio de instituição, mesmo em idioma estrangeiro.

O itálico, a caligrafia de traços ligeiramente inclinados à direita, é um dos três procedimentos básicos — ao lado das maiúsculas e das aspas — empregados para indicar que uma palavra ou grupo de palavras tem um sentido especial.

Negrito? Itálico? A norma diz que: “o recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências” (ABNT NBR 6023: 2018). Assim, você escolhe qual o destaque que irá utilizar e deve manter o padrão em todas as referências da lista.

Quando forem necessárias, as palavras estrangeiras que não estejam incorporadas ao português na sua forma original e as que precisem ser traduzidas ou explicadas devem ser grafadas em itálico.

Remissões a outras matérias ou arte. Use itálico também nos parênteses. Não use info para se referir a infográfico. Evite a abreviatura de página (pág.), que deve ser usada apenas quando seguida de número e em textos com muitas remissões.

No que diz respeito às expressões latinas utilizadas nas citações, a NBR 10520 não utiliza o itálico. Exemplo: Leedy (1988 apud RICHARDSON, 1991, p.

As aspas são sinais de pontuação que, entre outras funções, servem para delimitar citações. O itálico não é um sinal de pontuação, é um tipo de letra, usado normalmente para realçar. Na verdade, é possível usar as aspas em itálico, o que parece indiciar que não há qualquer incompatibilidade no uso simultâneo de ambos.

Para usar itálico, é preciso deixar as palavras entre sinais de underline: _palavra_. Se quiser fazer uso dos dois recursos ao mesmo tempo, basta colocar a palavra entre asteriscos e sinais de underline: *_palavra_*.

Eu uso o itálico para sublinhar uma palavra ou expressão na qual ponho reservas (ex.: um estrangeirismo). Também o uso, por exemplo, para títulos num texto. Uso o negrito para destacar palavras na escrita, quando o sublinhado não me parece conveniente.

É usado tanto para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: "supervisionaremos o merchandising da empresa" ou "é preciso ler o documento ab integro".

Formatação:

  1. Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  2. Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  3. Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  4. Citação em itálico.
  5. Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  6. A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

Quais são as principais normas da ABNT?

  • NBR 14724/2011 - Trabalho Acadêmico.
  • NBR 10520/2023 - Citações.
  • NBR 6023/2018 - Referências.
  • NBR 6027/2012 - Sumário.
  • NBR 6028/2003 - Resumo e Abstract.
  • NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento.
  • NBR 6034/2004 - Índice.
  • NBR 15287/2011 - Projeto de pesquisa.