Quando o predicado vem antes do sujeito?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quando uma oração se encontra na sua ordem direta, o sujeito aparece antes do predicado, sendo mais fácil a sua identificação. O sujeito pode aparecer, contudo, fora dessa ordem direta, aparecendo depois do predicado (ordem inversa) ou no meio do predicado (intercalado).

Podemos afirmar que as palavras estão numa ordem direta quando na frase aparece primeiro o seu sujeito e depois dele vem o predicado. As folhas secas caem sobre a calçada.

Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado.

Sob o ponto de vista sintático, a ordem direta da oração refere-se à utilização da tríade sujeito - predicado - complemento (objeto direto/indireto/predicativo do objeto/complemento nominal). Respeitado esse fundamento básico, as chances de a mensagem ser transmitida de forma mais eficiente aumentam consideravelmente.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, expresso ou oculto, indeterminado, e agente, paciente ou agente e paciente.

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Quando uma oração se encontra na sua ordem direta, o sujeito aparece antes do predicado, sendo mais fácil a sua identificação. O sujeito pode aparecer, contudo, fora dessa ordem direta, aparecendo depois do predicado (ordem inversa) ou no meio do predicado (intercalado).

Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.

Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO.

“O sol brilhou um pouquinho pela manhã”. Alternativa e: verbo-nominal e verbal. Na primeira oração, o predicado é verbo-nominal, porque tem dois núcleos: um núcleo é verbal, que é o verbo entrar (entra) e um núcleo nominal, que são os predicativo do sujeito "pálido, fraco, oblíquo".

Comece sua oração
Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

As orações estão na ordem direta quando apresentam a estrutura: SUJEITO – VERBO – COMPLEMENTO (objeto direto ou indireto) – ADJUNTO ADVERBIAL. Exemplo: Os alunos estudaram para a prova de literatura ontem à tarde.