Quando o músculo dói?

Perguntado por: izagalo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Na grande maioria dos casos, a dor muscular é consequência da realização de atividades físicas mais intensas ou de movimentos que são realizados de forma incorreta, muito bruscamente ou sem o devido aquecimento. Torções e distensões também são causadoras da dor nos músculos.

As dores musculares geralmente melhoram após alguns dias. Você pode utilizar analgésicos ou medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor. Se a dor muscular se tornar muito forte e difícil de suportar, você deverá recorrer à ajuda de um especialista. Ele poderá recomendar exercícios corporais específico.

É comum, além da dor muscular pós-treino, inchaços e/ou rigidez na região trabalhada. A boa notícia é que o incômodo não dura por muito tempo.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.

A dor musculoesquelética de extremidades é queixa frequente em Atenção Primária, como atendimentos de urgência. Este estudo proporcionou o conhecimento de que analgésicos comuns, como paracetamol e ibuprofeno são efetivos na redução desta queixa, com menos efeitos adversos em comparação aos opioides.

A inflamação muscular pode se manifestar por diversas razões, chamada de miosite viral, infecciosa ou autoimune. Inclusive, alguns tipos atingem órgãos e articulações. Os sintomas vão além da dor e da fraqueza muscular progressiva: podem aparecer manchas na pele, febre e outras manifestações clínicas.

Quando a dor muscular pode ser preocupante? A dor muscular pode ser preocupante quando se manifesta de forma mais intensa ou persistente, levantando dúvidas sobre sua origem.

A dor excessiva é um sinal de alerta para diminuir a intensidade do exercício e preservar as estruturas musculoesqueléticas. Caso você sinta essa dor mais intensa, a recomendação é dar um intervalo maior de descanso para a sua musculatura.

Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos. Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da dor muscular. Os mais comuns são lesões ou sobrecarga. Infecções e condições inflamatórias também podem ser fatores causais.

As dores geralmente começam a aparecer oito horas após o treino. É comum que fiquem mais intensas nas primeiras 24 horas e atinjam seu pico até três dias depois. Passado esse período, o desconforto começa a diminuir aos poucos, desaparecendo completamente entre cinco e sete dias3.