O que significa obrigado a você?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Pois bem, quando você diz “obrigado (a)”, você nunca fala para si mesmo (a), mas sim para alguém, com o intuito de agradecer a essa pessoa por ela ter feito algo de positivo.

Por isso, indispensável há de ser o emprego da preposição. E, assim, se há de dizer corretamente: "Obrigado(a) a você".

Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato.

Significado de Obrigada
interjeição Expressão de gratidão, usada por pessoas do gênero feminino: já recebi o salário, obrigada. adjetivo Que se sente agradecido; na obrigação de agradecer um favor: obrigada por trazer meu casaco.

É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu. Alguém faz algo por você e você sente vontade de recompensar esse favor ou essa pessoa de alguma forma, de todo o seu coração. Por isso, da próxima vez que quiser agradecer alguém, lembre-se: obrigado é uma dívida, gratidão é uma retribuição genuína.

Caso o agradecimento seja endereçado a um homem, então obrigado. No entanto, não é assim. Quem define a concordância desse adjetivo é o sexo de quem está agradecendo. Então, meninas agradecem com obrigada, enquanto os meninos agradecem com obrigado.

Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer! Eu lhe disse obrigada e ela sorriu e respondeu: por nada!

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

É um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador nas nossas vidas. Isso porque através dele somos capazes de reconhecer e dar valor ao que é bom. Quando sentir gratidão, poderá experienciar uma transformação intensa na sua vida.

Abreviação de obrigado/obrigada. Muito obg.

Reconhecimento da graça ou favor recebido. Sensação de gratidão pelo que foi recebido, sentimento de emoção por ter recebido uma ajuda espontânea. Retribuição da graça recebida, não por obrigação, mas para permitir que outras pessoas experienciem o mesmo sentimento.

O “obrigado” só ganhou seu novo sentido no século 18 na língua falada e no século 19 na escrita. Entrou no português como uma forma reduzida da expressão “obrigado a Vossa Mercê” – um jeito arcaico de se obrigar a retribuir um dia, como no atual “fico te devendo essa”.

Então lembre-se, quando você diz obrigado é como se você ficasse devendo algo à pessoa ou assumindo uma obrigação, e quando você diz gratidão está mostrando o seu sentimento de reconhecimento por ela.

Então, muita atenção. Para ajudar a gravar essa concordância dos adjetivos obrigado e obrigada de uma vez por todas: sempre que utilizarmos o termo obrigado, acompanhado de outras palavras ou isolado, devemos concordar em gênero. Ou seja, mulheres dizem obrigada e homens dizem obrigado.

Inclua a palavra “obrigado” em uma resposta curta e simpática.

  1. “Ai, obrigada! As pessoas perto de mim devem estar se perguntando por que eu estou sorrindo para o celular.”
  2. “Obrigado! Fico muito feliz que você se sinta assim.”
  3. “Obrigado, isso significa muito para mim.”
  4. “Ai, obrigada. ...
  5. “Isto é muita gentileza da sua parte!